Conectores - Rolamento

Um conector Conector de simula a interação entre um eixo e um encaixe por meio de um rolamento. Você precisa modelar as geometrias para o eixo e o encaixe. Você pode definir um conector de rolamento entre as faces cilíndricas divididas de um eixo e as faces cilíndricas ou esféricas de um encaixe.

Tipo

Rolamento  
select_face_cyl.png Seleção (face cilíndrica) Selecione uma face cilíndrica inteira ou faces cilíndricas concêntricas com ângulos menores de até 360o.
Esta seleção corresponde à peça do eixo apoiado sobre o rolamento.
Crie linhas de divisão para assegurar que o conector de rolamento é definido apenas sobre as faces adequadas do eixo. Você pode tornar o modelo excessivamente duro se selecionar toda a face do eixo.
select_face_cyl.png Seleção (face cilíndrica ou esférica, ou aresta circular na casca) Selecione uma face cilíndrica ou esférica, ou uma aresta circular de casca (se o encaixe for modelado com cascas). Esta seleção corresponde à peça do encaixe apoiado sobre o rolamento.
PM_allow_self_alignment.gif Permitir autoalinhamento Quando selecionado, você pode definir os conectores de rolamento com autoalinhamento que permitem uma rotação irrestrita e descentralizada do eixo.

O ponto pivô está localizado no centroide da face cilíndrica selecionada do eixo.

Quando esta opção está desmarcada, a face cilíndrica do eixo não pode oscilar livremente na direção fora do eixo. Existe resistência para rotação fora do eixo, devido à distribuição de molas locais ao longo do eixo. Os momentos podem se desenvolver na face cilíndrica do eixo.
Um conector de rolamento com autoalinhamento é insensível a falhas de alinhamento angulares do eixo em relação ao encaixe, e não oferece resistência a uma deformação por flexão do eixo. Normalmente, isso corresponde a um rolamento de esfera com autoalinhamento com duas fileiras de bolas e um canal côncavo em esfera comum no anel externo.

Rigidez

Unidades de medida  
  Rígido Aplica-se valores de rigidez bastante altos às molas distribuídas radialmente entre as faces cilíndricas selecionadas do eixo e o encaixe.

A face selecionada do eixo não pode converter lateralmente ou axialmente.

  Flexível

Permite que a face selecionada se deforme e desloque axialmente.

Você pode definir a rigidez de direção lateral e axial total para um conector de rolamento com alinhamento automático e rigidez radial distribuída (por área da unidade) e axial distribuída (por área da unidade) para um conector de rolamento sem alinhamento automático.

Especifica a rigidez das molas que estão distribuídas radialmente entre as faces cilíndricas selecionadas do eixo e o encaixe:

stiffness_radial.png Lateral

Aplica a rigidez lateral do eixo k que é resistente ao deslocamento ao longo da direção da carga aplicada.

Para um conector de rolamento sem autoalinhamento, a rigidez K total que é resistente ao deslocamento lateral da face cilíndrica do eixo (ao longo da direção da carga aplicada) está relacionada à rigidez radial por unidade de área com a equação:

K(lateral total) = 0,5 * k(radial / área da unidade) * Área

Área = diâmetro * altura * pi

stiffness_axial.png Axial

Aplica a rigidez axial k(axial) que é resistente ao deslocamento ao longo do eixo.

  Estabilizar rotação do eixo Selecione esta opção para evitar a instabilidade rotacional (causada pela torção), que pode levar a singularidades numéricas

O Simulation aplica molas com baixa rigidez torcional (1/1000 o da rigidez axial) à face cilíndrica do eixo que fornece resistência circunferencial à torção.

Isso impede que o eixo gire livremente e elimina a instabilidade.

Esta opção não tem o objetivo de impedir a rotação relativa entre um eixo e seu respectivo alojamento, para resistir a um torque significativo. Considere usar um conector de Pino com a opção Com chave (sem rotação) selecionada.

Configurações de símbolo

  Editar cor... Selecione uma cor para os símbolos.
Tamanho do símbolo Defina o tamanho dos símbolos.
  Exibir visualização Ativa/desativa a exibição dos símbolos do conector na área de gráficos.

Notas

  • Disponível para estudos estáticos, de frequência, dinâmico e de flambagem. Não disponível para cascas compostas.
  • Use a ferramenta Linha de divisão para definir as faces cilíndricas do eixo que estiverem apoiadas no rolamento. Por exemplo, use a ferramenta Linha de divisão para criar a face realçada, mostrada a seguir, para aplicação de um conector de rolamento.

  • Rolamentos autoalinháveis O programa define internamente a resistência ao longo da direção circunferencial da face cilíndrica. Os conectores de rolamento com autoalinhamento permitem rotação irrestrita fora do eixo.
  • Quando usar um conector de rolamento. Um acessório de fixação de rolamento considera que os componentes que suportam o eixo são muito mais rígidos do que o eixo e podem ser considerados aterrados. Quando essa suposição não é válida e a flexibilidade das peças de suporte precisa ser incluída, você não deve usar uma fórmula de conector de rolamento para simular a conexão. Você precisa modelar não apenas o eixo, mas também o encaixe.

    No exemplo abaixo, os conectores de rolamento estão definidos entre faces cilíndricas do eixo e faces esféricas do encaixe.