Os solvers FFEPlus e Direct Sparse detectam modos de corpos rígidos automaticamente para modelos sem restrições ou sem apoio adequado. Modos de corpos rígidos, caso detectados, são contados entre o número de modos solicitados.
Por exemplo, se você estiver interessado nos cinco primeiros modelos elásticos de um modelo sólido sem apoio, terá que definir os modos selecionados como 11: seis para os modos de corpo rígido e cinco para os modos elásticos.
Se usar o solver Direct Sparse, você terá que aplicar restrições adequadas para estabilizar o modelo, ou ativar a opção Usar mola suave para estabilizar o modelo. Porém, observe que a aplicação imprópria das restrições podem tornar o modelo rígido demais, e ter efeitos adversos sobre os modos elásticos.
Nos casos nos quais a análise de frequência não puder ser executada devido à singularidade da matriz de rigidez, use a opção de alteração de frequência para superar o problema da singularidade. Aumente o valor de alteração gradualmente a partir de zero até que o solver Direct Sparse calcule com êxito as frequências solicitadas.
Se você definir um valor mais alto para a alteração de frequência, o solver Direct Sparse irá calcular seletivamente o número solicitado de frequências, que são reunidas em torno do valor de alteração. Portanto, você pode evitar o cálculo de frequências de intervalos menores (incluindo os modos de corpos rígidos), que não interessam à sua análise, e poupar tempo computacional.