Executar a análise de Frequência

Para executar a análise de frequência:

  1. Crie um estudo de frequência. Clique com o botão direito no ícone superior na árvore de estudos do Simulation e selecione Propriedades. Defina as Propriedades do estudo para configurar o número de frequências.
    Por padrão, o programa calcula os cinco modos mais baixos. Se o programa detectar modos de corpos rígidos, ele os listará primeiro. Nesse caso, você terá que aumentar o número de modos para permitir que o programa calcule os modos de corpos não rígidos.
  2. Defina o material para cada sólido, casca e viga. Para definir o material de um sólido, casca ou viga, clique com o botão direito em seu ícone na árvore de estudos do Simulation e selecione Aplicar/editar material.
    Observe que a densidade é uma propriedade de material obrigatória.
  3. Se for o caso, defina as restrições apropriadas.

    Os solvers FFEPlus e Direct Sparse detectam modos de corpos rígidos automaticamente para modelos sem restrições ou sem apoio adequado. Modos de corpos rígidos, caso detectados, são contados entre o número de modos solicitados.

    Por exemplo, se você estiver interessado nos cinco primeiros modelos elásticos de um modelo sólido sem apoio, terá que definir os modos selecionados como 11: seis para os modos de corpo rígido e cinco para os modos elásticos.

    Se usar o solver Direct Sparse, você terá que aplicar restrições adequadas para estabilizar o modelo, ou ativar a opção Usar mola suave para estabilizar o modelo. Porém, observe que a aplicação imprópria das restrições podem tornar o modelo rígido demais, e ter efeitos adversos sobre os modos elásticos.

    Nos casos nos quais a análise de frequência não puder ser executada devido à singularidade da matriz de rigidez, use a opção de alteração de frequência para superar o problema da singularidade. Aumente o valor de alteração gradualmente a partir de zero até que o solver Direct Sparse calcule com êxito as frequências solicitadas.

    Se você definir um valor mais alto para a alteração de frequência, o solver Direct Sparse irá calcular seletivamente o número solicitado de frequências, que são reunidas em torno do valor de alteração. Portanto, você pode evitar o cálculo de frequências de intervalos menores (incluindo os modos de corpos rígidos), que não interessam à sua análise, e poupar tempo computacional.

  4. Defina as cargas, se desejar.

    As cargas não são obrigatórias, mas serão utilizadas se definidas. O Solver Direct Sparse é obrigatório para a solução de problemas de frequência com cargas definidas. Observe que você pode definir a carga térmica e de fluido clicando com o botão direito no ícone do estudo, selecionando Propriedades e clicando na guia Efeitos de fluxo/térmicos.

    Para montagens e peças multicorpos, certifique-se de definir as configurações de contato apropriadas. As únicas condições de contato permitidas nos estudos de frequência são livre e unido.
  5. Gere a malha do modelo e execute o estudo.

    Antes de executar o estudo, você pode usar as Opções de resultado para solicitar a geração automática de plotagens para todas as formas modais.

    Se você executar um estudo antes de gerar a malha, o programa irá gerá-la automaticamente antes de executar o estudo. Também é possível solicitar a execução do estudo marcando a opção Executar análise após geração da malha no PropertyManager de Malha.
  6. Veja os resultados:
    • Clique duas vezes em um ícone na pasta de Resultados para exibir a plotagem associada.
    • Clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Listar frequências ressonantes para listar o número solicitado de frequências ressonantes, além de qualquer modo de corpo rígido.
    • Clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Listar participação da massa para listar a participação da massa nos modos calculados.
    • Para definir uma forma modal, clique com o botão direito do mouse na pasta Resultados  e selecione Definir forma modal/plotagem de amplitude.
    • Para animar uma plotagem ativa, clique com o botão direito no seu ícone ou na área de gráficos e selecione Animar.
    • Para gerar um relatório, clique com o botão direito na pasta Relatório e selecione Definir.
    Clique aqui para ver mais opções de exibição de resultados.
    Quando você executa um estudo que não tem nenhuma pasta de resultados, o software cria as pastas e plotagens especificadas nas opções de resultado do tipo de estudo. Se existirem pastas de resultados, o software atualizará as plotagens existentes.