Vigas e treliças

Você pode otimizar o desempenho do Simulation modelando membros estruturais com elementos de viga.

Elementos de viga têm suporte para estudos estático, de frequência, de flambagem e não lineares. Solução de grande deslocamento em estudos Estáticos não tem suporte para vigas. Para que a fórmula de viga produza resultados aceitáveis, o comprimento da viga pode ser 10 vezes maior que a maior dimensão de seu corte transversal.

Vigas retas e curvas

Cada componente estrutural reto é definido por uma linha reta conectando duas juntas em suas extremidades. Um componente estrutural curvo é modelado com algumas vigas retas. O corte transversal de uma viga é considerado constante em todo seu comprimento. Internamente, o programa cria uma malha em cada viga criando vários elementos de viga. Cada elemento de viga é definido por dois nós finais e uma seção transversal. Na visualização da malha e dos resultados, os elementos de viga são podem ser representados na geometria de viga atual ou por cilindros, seja qual for o corte transversal real.

Estas imagens mostram como um componente estrutural é modelado. Uma imagem mostra o componente estrutural e as juntas quando o componente estrutural é definido como uma viga. A outra imagem mostra a malha, onde a viga é subdividida em uma série de elementos de viga representados por cilindros e pela geometria de viga.

Componente estrutural e juntas Malha em cilindros e geometria de viga

A presença de recortes, furos ou irregularidades de geometria ao longo do comprimento das vigas causa um impacto negativo sobre os resultados da análise de viga e também sobre a renderização 3D da malha da viga e das plotagens de resultados. Recomenda-se remover quaisquer recortes, furos ou irregularidades de geometria dos membros estruturais antes de criar a malha da viga e executar a análise. Se não for possível remover quaisquer irregularidades de geometria presentes ao longo do comprimento dos membros estruturais, use uma malha sólida em vez de uma malha de viga para obter resultados mais precisos.

Vigas cônicas

Você pode tratar geometrias afuniladas como vigas com tamanho transversal variável ao logo do comprimento. A imagem mostra uma viga de seção-I cônica com tamanho transversal que diminui ao longo da direção mostrada. A viga cônica é representada por uma linha reta (eixo neutro) conectando as duas juntas de extremidade. As imagens inferiores mostram a malha, onde a viga é subdividida em uma série de elementos de viga cônica representados por cilindros à esquerda e a geometria de viga à direita. Cada elemento consiste de dois nós com áreas transversais diferentes. A malha e as plotagens resultantes fornecem uma indicação visual do afunilamento ao longo do comprimento da viga.



Criar vigas

A malha dos componentes estruturais criados como recursos de Soldagem é, por padrão, criada com elementos de viga. Você pode tratar esses componentes estruturais como sólidos selecionando seus ícones na árvore de estudos do Simulation e selecionando Tratar como sólido. Para componentes estruturais curtos (razão entre o comprimento e a maior distância transversal ortogonal a partir da centróide é menor que 3,0) é recomendado o uso de uma malha sólida.

Para tratar como vigas os corpos extrudados, espelhados ou importados que têm um perfil transversal constante por todo o comprimento, selecione seus ícones na árvore de estudos do Simulation e clique em Tratar como viga.

A opção Tratar como viga não fica disponível quando a razão entre o comprimento do corpo e a maior distância transversal ortogonal a partir da centroide é menor que 3,0. Esta limitação se aplica somente a componentes estruturais com recursos como Extrusão, Revolução, Varredura, etc.

É possível definir um componente estrutural como uma treliça ou viga no PropertyManager de Aplicar/editar viga.