Guia Renderização

Quando você clica em Ferramentas de geração > Renderização, a guia Renderização na caixa de diálogo Ferramentas de geração contém definições que controlam o processo de renderização.

Arquivo de saída

Nome do arquivo Permite que você nomeie o arquivo de saída.
Pasta de saída Define a pasta na qual a renderização será salva.
Formato da imagem Define o formato do arquivo de saída. (O HDR de radiância preserva 32 bits por dados de RGB de canal, mas os outros formatos não.)
Modo de saída Disponível em SOLIDWORKS Visualize Standard e SOLIDWORKS Visualize Professional:
  • Renderizar. Renderiza uma única imagem usando a câmera atual.
  • Todas as câmeras.

    Renderiza uma única imagem para cada câmera na cena. Isso produz uma quantidade de renderizações igual à quantidade de câmeras na cena.

Disponível somente no SOLIDWORKS Visualize Professional:

  • Todas as configurações.

    Renderiza todas as configurações no projeto.

  • Panorâmico.

    Pega um cubo de imagens. (Um cubo tem seis imagens tiradas do mesmo local, apontando para ângulos de 90º uns dos outros). Ele une as seis fotos para formar um panorama de 360º ao redor da câmera. Em seguida, ele envia um arquivo HTML e armazena imagens de conteúdo em uma subpasta para que você possa ver o panorama em qualquer navegador. Você pode rodar e ampliar (não aplicar panorâmica) a câmera no navegador. Isso é conveniente para espaços interiores e você pode usá-la com todos os modos de apresentação.

  • Imagem interativa.

    São necessárias diversas imagens de dezenas de localizações da câmera em várias órbitas para que seja possível mover ao redor do modelo de saída em qualquer navegador. Os parâmetros são:

    • Órbitas. Define o número de níveis de altura da câmera.
    • Imagens por órbita. Define o número de renderizações de cada órbita da câmera.
    • Ângulo inicial. Define o menor ângulo de órbita.
    • Ângulo final. Define o maior ângulo de órbita.
Incluir alfa Fornece o suporte para arquivos de canal alfa (.png e .tiff).

Resolução

Tamanho Define tamanho da imagem em pixels, polegadas, centímetros ou milímetros.
Resolução Define a resolução de impressão para pixels por polegada ou pixels por centímetro no arquivo de saída.
Resultado (Somente para leitura.) Exibe o tamanho em pixels por cm/pol/mm a partir das configurações acima.

Configurações de Renderização

Seleção de renderizador Define o mecanismo de renderização:
  • Visualização. Usa um rasterizador de WYSIWYG agnóstico e altamente interativo de hardware que cria uma aproximação em tempo real e sem ruídos da iluminação.
  • Rápida. Rastreamento de raios de WYSIWYG agnóstico, impreciso e interativo de hardware com Nvidia iray, o que permite a iluminação mais rápida e com qualidade.
  • Preciso. Rastreamento de caminho de WYSIWYG agnóstico, não enviesado e interativo de hardware com Nvidia iray, o que permite iluminação acelerada de maior qualidade.
Disponível somente no SOLIDWORKS Visualize Professional:
  • Boost cluster. Renderiza a imagem para um Boot cluster.
Modo de renderização Define as opções de renderização de alta qualidade:
  • Limite de tempo. Interrompe a renderização depois que o limite de tempo é atingido, independentemente da qualidade final. Após o início da renderização, você pode parar com antecedência.
  • Qualidade. Interrompe a renderização depois de atingir o número de passagens de renderização determinado, independentemente do tempo.
Passagens de renderização Representa o número de iterações ou ciclos executados na imagem onde cada iteração ou ciclo aumenta a qualidade e reduz os ruídos presentes na imagem final.

Menos passagens fornecem uma imagem mais rapidamente, mas possivelmente menos completa e com mais ruídos.

Mais passagens fornecem uma imagem mais lentamente, mas completa e com pouco ou nenhum ruído.

Na maioria dos casos, 250 passagens resultariam em uma imagem completa, exceto por interiores completamente fechados ou ambientes fechados que normalmente precisam de 1000 passagens para gerar uma imagem completa.

Exibir progresso Abre a viewport de renderização para permitir que você observe o andamento da renderização enquanto ela está sendo realizada.
Dispositivo de renderização Define a utilização da placa gráfica:
  • CPU . Usa a sua CPU exclusivamente (bom para os usuários com placas gráficas básicas ou que desejam realizar outras tarefas que consomem muitos recursos gráficos juntamente com a renderização).
  • GPU. Utiliza a placa Nvidia com CUDA exclusivamente (bom para usuários com placas gráficas potentes ou várias placas gráficas para obter aceleração máxima de renderização).
  • Híbrido. Utiliza a CPU e GPU.
Iniciar renderização Inicia a renderização usando o renderizador off-line no computador local.
Fechar Salva as configurações de renderização atuais e fecha a caixa de diálogo Ferramentas de geração, para que você possa fazer alterações adicionais em câmeras, aparências e outras configurações.

Em seguida, você pode reabrir a caixa de diálogo Ferramentas de geração e usar as configurações salvas.

Alterações nas configurações de renderização são armazenadas com o perfis de renderização ativo no momento e persistem em diferentes sessões do Visualize automaticamente.

Disponível somente no SOLIDWORKS Visualize Professional

Passagens de resultado de renderização Renderiza uma única imagem padrão se você selecionar Nenhum. Qualquer outra seleção também gera passagens de saída especializadas que podem ser usadas em um software de pós-processamento (como o Adobe® Photoshop®) para aprimorar a passagem de saída normal.

Selecione uma das seguintes passagens de resultados:

  • Beleza. Usa uma imagem com rastreador de raios comum. Ao renderizar várias passagens de uma cena, a passagem de beleza é uma que apresenta as informações mais significativas sobre os objetos nela. Isso normalmente inclui a renderização principal completamente colorida desses objetos, incluindo iluminação difusa e cores. Uma passagem de beleza não inclui reflexos, realces ou sobras, que normalmente são passagens separadas.
  • Brilho. Usa 50% de cromo áspero para isolar os reflexos.
  • Especular. Usa 100% de cromo para isolar realces.
  • Especular preto. Igual ao Especular, mas mostra os reflexos sobre uma tinta preta brilhantes para coletar fresnel.
  • Aspereza. Renderiza cada peça com base na aspereza do seu material. Essa é uma versão avançada da passagem de Brilho, que mantém a aspereza por material.
  • Incandescência. Ilumina a cena usando luzes que você colocou na cena, mas não o ambiente HDRI. Se você não colocou luzes na cena, essa passagem de saída fica preta.
  • Oclusão de ambiente. Igual à Iluminação global, exceto pela coleta de informações de sombra de um ambiente branco iluminado uniformemente. As sombras não são coloridas nem direcionais.
  • Sombra no piso. Mostra sombras somente no piso.
  • Iluminação global. Pinta os objetos na cena de branco plano e captura o sombreamento interno (o objeto sombreando a si mesmo). A iluminação global é um super-conjunto das técnicas de renderização de radiosidade e rastreamento de raios. A meta da renderização de iluminação global é computar todas as interações de luz possíveis entre superfícies em uma determinada cena para obter uma imagem fotorrealista. Todas as combinações de reflexos e transmissões difusos e especulares devem ser levadas em conta. Efeitos como sangramento de cor e cáustica também devem ser incluídos na simulação de iluminação global.
  • Objeto. Usa uma máscara preto e branco para delinear entre o modelo 3D na cena em comparação ao plano de fundo.
  • Profundidade. Renderiza a profundidade Z da câmera em termos de valor de escala cinza. Você pode usar essa passagem de saída durante o pós-processamento para aplicar itens como profundidade de campo e neblina. A profundidade Z é a distância na qual um ponto ou superfície específica se encontra dentro de uma cena. As informações de profundidade Z são usadas para calcular onde uma luz projeta sombras e quais superfícies são visíveis à câmera durante a renderização e quais são obscurecidas pela geometria mais próxima.
  • Máscara. Pinta cada peça com uma cor plana diferente.
Ativar Denoiser Usa o Denoiser para renderizações off-line. O Denoiser não é usado automaticamente para renderizações off-line ou renderizações utilizando a Fila.

Quando selecionado, você precisa reduzir as Passagens de renderização para 1/10 do que você usa sem o Denoiser, para maior desempenho. Por exemplo, um cenário complexo que necessita de 5.000 passagens pode terminar em 500 com a opção Ativar Denoiser selecionada, e as 500 passagens padrão podem terminar em 50. Se você não reduzir as Passagens de renderização com a opção Ativar Denoiser, o desempenho não melhora. Você pode ser capaz de usar até mesmo menos passagens com o Denoiser, dependendo do seu objetivo para a imagem.

Enviar para o Queue

(Caixa de seleção e botão)

Quando a caixa de seleção Enviar para o Queue estiver marcada, clicar em Enviar para o Queue adicionará a renderização atual do SOLIDWORKS Visualize Queue para que você possa renderizá-lo mais tarde.