Restrições de simetria para modelos sólidos

Para modelos sólidos, cada face que seja coincidente com um plano de simetria deve ser impedida de se mover na direção normal O tipo de restrição Simetria aplica essa condição automaticamente a todas as faces selecionadas. Os planos de simetria devem ser ortogonais uns aos outros.

A Simetria requer que a geometria, as restrições, as cargas e as propriedades do material sejam simétricas. Geralmente, não é recomendado utilizar a simetria para estudos de frequência e de flambagem.

A seguir encontram-se alguns exemplos de modelos que são simétricos em relação a um ou mais planos.

symm123.png
Esse modelo é simétrico em relação a um plano. Você pode analisar metade do modelo. Aplique o tipo de restrição Simetria às faces da simetria.
Esse modelo é simétrico com relação a dois planos. Você pode analisar um quarto do modelo. Aplique o tipo de restrição Simetria às faces da simetria.
No caso de o modelo ser simétrico com relação a três planos, você pode analisar um oitavo do modelo.
Esse modelo é simétrico em relação aos eixos. Se as cargas são tais que as seções de corte não podem ser deformadas normalmente aos seus planos (por exemplo, cargas de pressão que atuam no plano radial), você pode analisar uma cunha. Use um ângulo para a cunha que seja totalmente divisível por 360o. Na prática, você não deve usar um ângulo muito pequeno, que possa resultar em uma malha ruim.

Se existirem cargas tangenciais e as seções de corte puderem deformar na direção normal aos seus planos, use a simetria cíclica.