A restrição de simetria cíclica é apropriada para simulações de modelos onde a geometria, as restrições, e as condições de carregamento são repetidas em uma tendência cíclica com referência a um eixo central.
A fim de configurar o seu modelo para aplicar restrições de simetria cíclica, você cria um corte (ou um recurso de corte de montagem) para produzir uma seção do modelo que pode ser repetida por um padrão cíclico em torno de um eixo central da revolução. Uma seção de corte válida produz uma peça completa, quando ela é repetida com um recurso de padrão circular de espaçamento uniforme e não há espaçamentos ou interferências entre as seções. Você não pode aplicar uma restrição de simetria cíclica a uma seção inválida.
Exemplo: Impulsor de sete lâminas
Você cortou o modelo para produzir uma seção apropriada que é igual a um sétimo do modelo original.
Conforme a geometria, as restrições e as cargas se repetem ciclicamente em torno do eixo central do impulsor, a restrição de simetria circular é apropriada para uma simulação executada em uma seção de corte representativa do impulsor.
O esboço do corte extrudado tem dois arcos de mesmo raio que interceptam o eixo central e a aresta externa do modelo. A posição dos dois arcos em relação ao modelo e o raio do arco são ajustadas para que o corte inclua plenamente uma seção do modelo igual a um sétimo do modelo original. O ângulo entre pontos em cada arco localizado à mesma distância do eixo central é de 51,43 graus, que é totalmente divisível em 360 graus(360 / 7).
|
|
Extrudar o esboço cria uma seção de corte que é válida para simetria circular. Aplique restrições de simetria circular para cortar as faces. |
Aplicar restrições de simetria circular a uma seção válida cria uma renderização de todo o modelo. |
Após executar a análise não linear, você pode exibir os resultados no modelo completo. No PropertyManager da quantidade do resultado desejado, em Opções avançadas, selecione Exibir resultados simétricos. Para simetria circular, os resultados são repetidos ciclicamente em torno do eixo definido como de revolução.