Você pode verificar se um conector de pino pode transportar com segurança as cargas aplicadas ou se ele falha.
O SOLIDWORKS Simulation determina a segurança de um conector de pino com base no seguinte fator de cálculos de segurança:
- O solver calcula as forças do conector de pino em cada junta de pino. Ele aplica os valores absolutos das forças de pino para a verificação "aprovado/reprovado".
- P = abs (força axial)
- V = abs (força de cisalhamento)
- M = abs (momento de dobra)
- T = abs (torque)
-
O solver calcula as cargas permitidas do conector de pino com base na Resistência do pino e na Área de tensão de tração definidas pelo usuário (PropertyManager de ).
-
Ppermitido = carga axial permitida = Resistência do pino * Área de tensão de tração
- Vpermitido = carga de cisalhamento permitida = 0,5 * Ppermitido
- Mpermitido = carga de momento de dobra permitida = 2 * Resistência do pino * (I/d), onde d é o diâmetro do pino, e I é o momento de inércia do pino = (pi * d^4)/64.
- O solver calcula o fator de segurança separadamente para as cargas axiais, de cisalhamento e de dobra aplicadas ao pino. Ele também calcula um quarto fator de segurança para as cargas combinadas aplicadas ao pino.
- FSA = Fator axial de segurança = Ppermitido/P
- FSS = Fator de segurança de cisalhamento = Vpermitido/V
- FSM = Fator de segurança do momento de dobra = Mpermitido/M
- O solver calcula o fator de segurança para as cargas combinadas, FSc, da solução de uma equação de terceira ordem (apenas raízes positivas):
FSc2 * (Ra+Rb)2+FSc3 * Rs3-1 = 0,
onde Ra = P/Ppermitido; Rs = V/Vpermitido; Rb = M/Mpermitido
- O solver seleciona o fator de segurança mínimo para o critério da verificação de segurança "aprovado/reprovado":
- FS = min (FSA, FSS, FSM, FSc (1,2,3))
- Se FS > Fator de segurança definido pelo usuário, o conector do pino é seguro e pode transportar as cargas aplicadas sem falhar.
- Se FS < Fator de segurança definido pelo usuário, o conector não é seguro e você precisa reexaminar a definição do conector de pino.
- Defina o Fator de segurança no PropertyManager de .
- Para modelos com definições de pino que têm vários segmentos de pino, o software seleciona o menor fator de segurança calculado em cada junta do pino para a verificação de segurança "aprovado/reprovado".
- A verificação de aprovação/reprovação de conectores está disponível para estudos estáticos lineares e não lineares. Para estudos não lineares, o software exibe o status aprovado/reprovado de todos os conectores de pino e parafuso para cada etapa da solução.