Marcações

Você pode criar, visualizar, editar e excluir marcações de peças, montagens e desenhos. Você pode desenhar marcações em dispositivos com e sem toque, exibir caixas delimitadoras para marcações e visualizar marcações. É possível exportar as marcações como arquivos .pdf, .bmp, .jpg, .png e .tif para fins de colaboração.

As marcações salvam a data e a hora de criação e a ID do criador. Essas informações aparecem quando você visualiza uma marcação e exporta uma marcação para um arquivo.

Para ocultar ou mostrar marcações, clique em Ocultar todos os tipos > Visualizar as marcações na barra de ferramentas Visualização imediata. Clique com o botão direito em uma marcação na árvore de projeto do FeatureManager ou na área de gráficos e clique em Ocultar para ocultar marcações.

Barra de ferramentas de contexto

As seguintes opções estão disponíveis na barra de ferramentas de contexto:
Editar marcação Entra no modo de edição.
Suprimir  
Orientar Aplica zoom à marcação.
Ocultar  
Exportar marcação Exporta marcações como um dos seguintes tipos de arquivo: .pdf, .bmp, .jpg, .png e .tif.

Acessar as ferramentas de marcação

Para exibir a guia Marcação no CommandManager, clique com o botão direito do mouse no CommandManager e clique em Guias > Marcação.

Para acessar as ferramentas de marcação:

  1. Clique em Ferramentas > Opções > Opções do sistema > FeatureManager > Marcações > Exibir e clique em OK.
  2. Na árvore de projeto do FeatureManager®, clique com o botão direito do mouse na pasta Marcações e clique em Inserir marcação .

    A barra de ferramentas Marcação exibe diferentes opções dependendo do dispositivo. Toque não está disponível para dispositivos sem toque.

    Barra de ferramentas Marcação para dispositivos de toque Barra de ferramentas Marcação para dispositivos não sensíveis ao toque
    Os traços de tinta nas marcações são limitados a dispositivos com caneta, toque e sem toque que usam o Windows 10 versão 1703 ou posterior. Para todos os outros dispositivos, você só pode adicionar notas de marcações usando o teclado.

Marcações no desenho com um mouse

  1. Em um dispositivo não habilitado para toque, abra uma peça ou montagem.
  2. Clique em Exibir > Ocultar/mostrar > Marcações .
  3. Clique em Ferramentas > Opções > Opções do sistema > FeatureManager.
  4. Em Ocultar/mostrar itens de árvore, selecione Mostrar para Marcações e clique em OK.
  5. Na Árvore de projeto do FeatureManager, clique com o botão direito do mouse em Marcações e clique em Inserir marcação .

    A barra de ferramentas Marcação é exibida.

  6. Clique em Desenhar para desenhar com o mouse.
  7. Opcional: Para alterar a cor ou a espessura da linha, clique em Cor .

Visualizações de marcação

Quando você passa o mouse sobre uma marcação na árvore de projeto do FeatureManager, uma visualização de marcação é exibida. Na área de gráficos, uma caixa delimitadora com bordas laranjas envolve a marcação. Quando você seleciona a marcação, a visualização é fechada e uma caixa delimitadora com bordas azuis envolve a marcação.

Exportar várias marcações

Para exportar várias marcações:

  1. Na árvore de projeto do FeatureManager, em Marcações , Ctrl + selecione várias marcações.
  2. Na barra de ferramentas de contexto, clique em Exportar marcação .
  3. Na caixa de diálogo Exportar marcação, especifique o nome e o tipo do arquivo e clique em Salvar.

    Quando você seleciona .pdf como o tipo de arquivo, um arquivo .pdf é criado, e cada página recebe uma marcação. Ao exportar várias marcações, a ordem em que você seleciona as marcações é a ordem das páginas no arquivo .pdf.

    Quando você seleciona os outros tipos de arquivo, cada marcação é salva em um arquivo individual na pasta especificada. Quando você exporta várias marcações, o nome da pasta é o nome especificado para Nome do arquivo na caixa de diálogo Exportar marcação.