Criar texturas 3D

Depois que você adiciona uma aparência de textura ao modelo, use a ferramenta Textura 3D para transformar a aparência texturizada em bombeadas. Então você pode fabricar o modelo e as saliências com uma impressora 3D ou outros métodos de fabricação.

Aplique a aparência textual ao modelo de acordo com o tópico anterior.

Para criar texturas 3D:

  1. Na árvore de projeto do FeatureManager®, na pasta Corpos sólidos , clique com o botão direito em Importado1 e clique em Textura 3D .
    No PropertyManager de Textura 3D, em Corpo a texturizar, a opção Importado1 é exibida. Você pode aplicar recursos de Textura 3D a apenas um corpo por vez. O corpo inteiro é exibido como uma malha. A malha com aparência de textura é exibida em sua forma inicial.

    Em Configurações de textura, observe os valores padrão para Refinamento e Distância.

  2. Desmarque Ajuda dinâmica, que são as dicas de ferramentas expandidas.
  3. Em Configurações de textura, na tabela, selecione a imagem 2D na primeira linha para Textura.
    Converter esta textura em 3D e Branco em cima e preto embaixo estão selecionados.
  4. Desmarque Branco em cima e preto embaixo para usar as cores preto da aparência para distância de offset máxima do recurso de textura 3D.
    O ícone na tabela muda para , indicando que o preto é para cima. Especifique esta opção com base no heightmap de escala de cinza utilizado e nos resultados exibidos.
  5. Mova o controle deslizante de Distância de deslocamento de textura para ajustar o valor de Distância na tabela. Este valor controla a distância de offset máxima para a textura 3D do corpo.
  6. Mova o controle deslizante de Tamanho máximo do elemento para definir a textura 3D, controlando o tamanho máximo do elemento para toda a malha.

  7. Mova o controle deslizante de Refinamento de textura para controlar o valor de Refinamento.
    Este valor controla o refinamento de malha local na área do recurso 3D texturizado. O refinamento acrescenta facetas para melhor associar contornos dentro da imagem em escala de cinza. Quando você aumenta esse valor, a qualidade de exibição do modelo aumenta, mas o tempo de processamento aumenta também.
  8. Continue ajustando os valores até obter resultados aceitáveis.

  9. Clique em .
    Recomendação: Como o recurso Textura 3D converte o corpo em um corpo de gráfico, você deve adicionar o recurso Textura 3D como último recurso em sua peça.

    O recurso Textura 3D com um corpo gráfico aparece na Árvore de projeto do FeatureManager. Na pasta Corpos gráficos , Gráfico (Fechado) indica que o modelo gerado é impermeável e que você pode imprimi-lo em 3D.

Em seguida, você pode converter o corpo gráfico em um corpo BREP de malha para usá-lo para fins de fabricação. Selecione o corpo gráfico e clique em Inserir > Recursos > Converter em corpo de malha .