Ferramentas de configuração

Conforme você edita a cena, o resultado de causa e efeito acumulativo das suas ações é o que você vê na tela. A suas edições fazem parte da configuração presente quando você as fez. Ao criar um projeto, a configuração de base é selecionada automaticamente, logo, todas as edições são incluídas na configuração de base.

As ferramentas de configuração estão disponíveis somente no SOLIDWORKS Visualize Professional.

Ao criar uma nova configuração ou selecionar qualquer configuração existente que não seja a base, você cria uma nova ramificação para armazenar edições subsequentes. Por exemplo, se você criar uma nova configuração chamada Config1 e alterar a cor dominante do modelo, a alteração é aplicada somente na Config1.

Enquanto você permanecer na Config1, A mudança de cor será visível. Mas, se você voltar à configuração de base, verá o modelo com sua cor anterior antes de criar a Config1.

As ações realizadas durante uma configuração não afetam as outras configurações - com exceção da configuração de base. As edições feitas durante a configuração de base afetam todas as outras configurações.

A finalidade principal das novas configurações é fornecer diferentes versões de uma cena de base. Por exemplo, durante a configuração de base, é possível criar e concluir uma cena com um modelo de carro amarelo iluminado por uma imagem HDR tirada em uma sala de exposição específica. Em seguida, você pode criar uma nova configuração chamada Carro vermelho e pintar o carro de vermelho. Depois disso, criar uma configuração Carro preto e pintar o carro de preto. Você pode alternar entre os carros amarelo, vermelho e preto trocando as configurações.

As configurações estão localizadas em uma lista suspensa no lado esquerdo da barra de ferramentas principal. Quando você clicar no ícone , as ferramentas de configuração são exibidas.

As ferramentas mostram em qual configuração você está trabalhando no momento e fornecem uma maneira de alternar as configurações:

Lista de configuração Exibe a configuração ativa no momento.

Clique para ver uma lista das configurações existentes.

Selecione uma configuração na lista para abri-la.

Nova configuração Cria uma nova configuração. Todas as edições subsequentes na Viewport 3D são aplicadas à nova configuração, a menos que você mude para uma configuração diferente.
Configuração duplicada Permite duplicar a configuração ativa.
Renomear configuração Permite renomear a configuração ativa. As setas para esquerda (Configuração anterior) e direita (Próxima configuração) alternam entre as configurações existentes.
Trava a configuração atual Trava a configuração atual e impede qualquer alteração.

Menu de configuração sensível ao contexto

Você pode colocar quase tudo no SOLIDWORKS Visualize nas configurações. Aqui está o que você pode fazer com as configurações no menu sensível ao contexto:

  • Guia Aparências

    Clique com o botão direito em uma aparência no modelo e realize uma das seguintes ações:

    • Clique em Configuração > Definir aparência em configuração > Definir na nova configuração para criar uma nova configuração e adicionar a aparência selecionada a ela.
    • Clique em uma configuração personalizada existente da lista.
  • Bloqueie uma configuração na barra de ferramentas/paleta flutuante.
    Quando usada para imagens HDR e de fundo, a palavra “Aparência” não é exibida.
  • Para duplicar uma configuração existente, clique em Editar na barra de ferramentas flutuante e clique em Duplicar.

    Você pode experimentar a configuração duplicada enquanto preserva a original.