Marca

Este tópico explica as opções na guia Marca.

Para acessar a Marca, siga um destes procedimentos:
  • Clique em Projeto elétrico > Configurações > Projeto > Marca .
  • No painel acoplável, clique com o botão direito do mouse em um projeto elétrico e clique em Configurações > Projeto > Marca.

Para acessar o Gerenciamento de fórmulas, clique em ou clique duas vezes na célula.

Fórmula para gerar marcas em páginas

Nesta seção, você pode inserir fórmulas para marcação. Estas fórmulas consistem em variáveis e cadeias de caracteres de texto com separadores +. Para obter mais informações, consulte Sobre Fórmulas

Por exemplo, a fórmula Bundle + BOOK_ORDERNO retorna: Bundle 1.

Os campos Linha e Coluna permitem selecionar a fórmula a ser utilizada para marcar as linhas e as colunas (usadas em referências cruzadas e em Exportação para Excel).

Origem-destino e referências cruzadas

Permite inserir a fórmula dos textos de origem-destino de polaridade e dos textos de referências cruzadas.

Marcas únicas por

Usadas para gerenciar o tipo de singularidade de uma maraca.

Opção Descrição
Componente Selecione o nível de exclusividade para marcas de componentes. Por exemplo, se você optar pelas marcas exclusivas por Localização, não é possível ter duas marcas de componentes idênticas na mesma localização. Você poderá ter duas marcas idênticas se não pertencerem à mesma localização.
Régua de bornes Selecione o nível de exclusividade para as marcas da régua de bornes.
Cabo Selecione o nível de singularidade das marcas dos cabos.

Numeração de fios e componentes

Opção Descrição
Direção Permite gerenciar a prioridade, seja horizontal ou vertical. Se você selecionar o ícone , as marcas dos elementos alinhados no mesmo eixo vertical serão processadas com prioridade em relação às marcas dos elementos alinhados no eixo horizontal.
Número de ordem único Quando marcada, o valor obtido da variável Número da ordem usado nas fórmulas de marcação é contínuo ao longo de todo o projeto elétrico. Se a caixa não estiver marcada, o Número da ordem recomeçará em 1 assim que o elemento selecionado em Marcas únicas por for modificado.

Por exemplo, se o nível de exclusividade da marca do componente tiver sido definido como Localização e você tiver colocado um símbolo marcado como Q1 na localização L1, ao desmarcar a caixa Número de ordem exclusivo, o segundo símbolo será marcado como Q2, independentemente da localização em que foi inserido. Por outro lado, se você assinalar a caixa, ela será marcada como Q1 se estiver inserida em uma localização diferente e como Q2 se estiver inserida na localização L1.

Gerenciamento de estilo de fio Permite o acesso ao Gerenciador de estilos de fios para definir a numeração dos parâmetros de conexão. As marcas são calculadas de acordo com as suas localizações geográficas no desenho, partindo do canto superior esquerdo e indo em direção ao canto inferior direito do desenho.
Atribuir marca não utilizada Quando selecionado, o fio ou o contador de equipotenciais, ou o número de ordem atribuído a uma nova marca do componente ou uma nova marca do cabo será apenas um novo número. Os números removidos nunca são reutilizados.
Prioridade para marcação de componente Usado no recurso de Renumerar marcas, selecione o tipo de símbolo usado para inicializar a variável de fórmula para o componente com vários símbolos. Por exemplo, se você selecionar a opção Símbolo multifilar, a variável do componente FILE_TAG é definida como primeiro símbolo esquemático encontrado, mesmo que um símbolo de diagrama de linha seja encontrado antes dela.

Ordenar por marca

Várias opções estão disponíveis para classificar as marcas de todos os elementos marcados. A opção de marcar a classificação está disponível na guia Componente do painel acoplável, no Gerenciamento da régua de bornes, na ordem de cabeamento de fios, no cabo, no Gerenciamento de CLP e no Gerenciamento de pesquisa.

  • Marca automática, por raiz/número de ordem e, em seguida, marca manual: Exibe primeiro os números automáticos classificados pela raiz (se ele for usado na fórmula) e o número de ordem (o número é exclusivo na raiz) e, para concluir, exibe a marca manual classificada em ordem alfabética. Este é o modo padrão.
  • Classificação natural, misturando automático e manual: Classifica todas as marcas (manuais e automáticas) em ordem alfabética, semelhante à encontrada no File Explorer, por exemplo: A1, A2, A3, A10, A11, A20...

Marca

Você pode usar a numeração IEC61346 padrão (=F1+A1-KA1) ou a Marca personalizada.

Se escolher uma Marca personalizada, você deverá inserir uma fórmula para vários sistemas de marcação diferentes, como Localização ou Função. Estas fórmulas consistem em variáveis e cadeias de caracteres de texto com separadores +.

Você também pode selecionar o Separador para o caminho da marca. Use isso quando tiver componentes em cascata para separar a marca do componente e a marca do componente pai. Selecione o valor proposto ou insira o caractere específico desejado.