Opções de análise de frequência

A caixa de diálogo Frequência permite que você selecione as opções de um estudo de frequência.

As cargas afetam as características modais de um corpo. Por exemplo, cargas compressivas diminuem frequências ressonantes e cargas de tração as aumentam. Este fato é facilmente demonstrável alterando-se a tensão em uma corda de violino. Quanto maior a tensão, maior a frequência (tom). Não é necessário definir quaisquer cargas para um estudo de frequência, mas se isto for feito, seu efeito será considerado no cálculo das frequências ressonantes.

Opções

Número de frequências. Permite definir o número necessário de frequências naturais (ressonantes) a serem calculadas. O padrão é calcular as cinco frequências mais baixas. Os modos de corpo rígido são calculados pelo solver FFEPlus. Um corpo sem nenhuma restrição apresenta seis modos de corpo rígido. Os modos de corpo rígido têm frequências zero (período infinito).

Se os cenários de trabalho do modelo incluírem cargas dinâmicas, é importante calcular pelo menos uma frequência que seja maior que a frequência da carga. Na maioria das situações, a ressonância não é desejável porque pode levar a uma falha. No entanto, alguns dispositivos utilizam a ressonância como acionadora de um evento e aplica medidas para controlar a distorção associada excessiva.

Limite superior de frequência Permite definir a frequência limite superior da faixa de frequência necessária. Use o valor padrão zero, a menos que você não esteja interessado em frequências naturais superiores a um determinado valor. Inserir resultados zero no cálculo do número especificado de frequências.
Para o solver FFEPlus, você pode especificar o Número de frequências ou o Limite superior de frequência. Para os solvers Direct Sparse e Intel Direct Sparse, você só pode especificar o Número de frequências e especificar uma mudança de frequência.
Calcular as frequências mais próximas de (alteração de frequência). Disponível para os solvers Direct Sparse e Intel Direct Sparse. Selecione esta opção para especificar um valor de frequência do seu interesse. O software calcula as frequências mais próximas ao valor especificado. Esta opção é tratada como alteração de frequência na documentação. Você pode usar esta opção para evitar o cálculo de modos de corpos rígidos.
Nos casos nos quais a análise de frequência não puder ser executada por causa da singularidade da matriz de rigidez, use a opção de alteração de frequência para superar o problema da singularidade. Aumente o valor de alteração gradualmente a partir de zero até que os solvers Direct Sparse calculem com êxito as frequências solicitadas.

Se você definir um valor mais alto para a alteração de frequência, o solver Direct Sparse irá calcular seletivamente o número solicitado de frequências, que são reunidas em torno do valor de alteração. Dessa forma, você pode evitar o cálculo de frequências de intervalos menores (incluindo os modos de corpos rígidos), que podem não interessar à sua análise, e poupar tempo de cálculo.

Usar efeito no plano Esta opção é internamente ativada para tratar dos efeitos de qualquer carga aplicada na rigidez do modelo. Consulte também a Ajuda do SOLIDWORKS Simulation: Usar efeito no plano.
Usar mola s&uave para estabilizar o modelo Selecione esta opção para adicionar molas suaves para estabilizar modelos sem apoio adequado.

Solver

Permite que você especifique o solver que deve ser usado no cálculo das frequências ressonantes e das forma modais associadas. Para incluir o efeito do carregamento nas frequências ressonantes, selecione Automático ou Direct Sparce.

Automático O software seleciona o melhor solver de equação (Intel Direct Sparse ou FFEPlus iterativo) baseando-se no número de frequências, tipo de malha, recursos geométricos, recursos de contato e conector e memória de sistema disponível.
Direct Sparse Marque esta opção para usar a Rotina de Extração de Modo que adota o Direct Solver para a execução do estudo.
FFEPlus Marque esta opção para usar o solver FFEPlus na execução do estudo.

Salvar resultados

Salvar os resultados no 3DEXPERIENCE

Salva os resultados da simulação com o modelo do SOLIDWORKS associado na plataforma 3DEXPERIENCE em uma área de armazenamento conhecida como espaço colaborativo.

Depois de salvar os resultados do SOLIDWORKS Simulation juntamente com o modelo do SOLIDWORKS associado na 3DEXPERIENCE Platform, você pode pesquisar esses objetos de banco de dados no espaço colaborativo no qual eles foram salvos e baixá-los diretamente no SOLIDWORKS.

Consulte também Salvar os resultados do SOLIDWORKS Simulation na plataforma 3DEXPERIENCE.

A opção de salvar arquivos de resultados de simulação (.cwr) na 3DEXPERIENCE Platform está disponível somente quando você ativa a função apropriada do 3DEXPERIENCE do SOLIDWORKS.

Salvar os resultados na unidade de disco Salva o arquivo de resultados de simulação (*cwr) na unidade de disco local.
Salvar os resultados na pasta de documentos do SOLIDWORKS Salva o arquivo de resultados da simulação (*.cwr) na mesma pasta local na qual o modelo do SOLIDWORKS associado está armazenado.
Selecionar uma pasta para armazenar o arquivo de resultados Seleciona um caminho de pasta para salvar o arquivo de resultados de simulação (*.cwr). O caminho da pasta selecionada é mostrado na pasta Resultados.
Tensões médias em nós intermediários (somente malha sólida de alta qualidade) Calcula as tensões nos nós laterais médios estabelecendo a média dos valores de tensão dos nós de canto mais próximos. Essa opção oferece resultados de tensão melhores quando tensões irregulares elevadas ocorrerem em nós laterais médios de elementos sólidos de alta qualidade que estão localizados em áreas com curvaturas acentuadas.

Disponível para uma malha sólida de alta qualidade.

  • Tensões nos nós de canto (1, 2, 3 e 4) com médias calculadas globalmente sobre os elementos compartilhados.
  • Tensões nos nós laterais médios (5, 6, 7, 8, 9 e 10) com médias calculadas sobre os nós de canto mais próximos. Por exemplo, tensão (nó 5) = (tensão (nó 1) + tensão (nó 2)) / 2