PropertyManager de Acessórios de fixação de rolamento

Esse PropertyManager permite simular a interação entre um eixo e o piso através de um rolamento. Como os componentes que suportam o eixo são considerados muito mais rígidos que ele, esses componentes podem ser considerados como o chão. Esse recurso está disponível para estudos estáticos, de frequência, de dinâmica linear e de flambagem.

Para exibir este PropertyManager:

Clique com o botão direito em Acessórios de fixação icon_fixtures.gif e selecione Acessórios de fixação de rolamento.

Tipo

Rolamento bearing.png  
Face cilíndrica Permite a seleção de uma face cilíndrica inteira ou faces cilíndricas concêntricas de ângulos menores do eixo.
Permitir autoalinhamento

Define conectores de rolamento com autoalinhamento que permitem uma rotação irrestrita e descentralizada do eixo. Você pode definir a rigidez nas direções lateral total e axial total para rolamentos com alinhamento automático.

O ponto pivô está localizado no centroide da face cilíndrica selecionada do eixo.

Quando esta opção está desmarcada, a face cilíndrica do eixo não pode oscilar livremente na direção fora do eixo. Existe uma resistência à rotação fora do eixo devido à distribuição de molas locais ao longo do eixo. Os momentos podem se desenvolver na face cilíndrica do eixo.
Um conector de rolamento com autoalinhamento é insensível a falhas de alinhamento angulares do eixo em relação ao encaixe, e não oferece resistência a uma deformação por flexão do eixo. Normalmente, isso corresponde a um rolamento de esfera com autoalinhamento com duas fileiras de bolas e um canal côncavo em esfera comum no anel externo.

Rigidez

Unidades de medida  
Rígido   Impede a face selecionada de transladar ou deformar. Permite que a seleção gire em torno do seu eixo.
Flexível   Permite que a face selecionada se deforme e desloque axialmente.

Você pode definir a rigidez de direção lateral e axial total para um conector de rolamento com alinhamento automático e rigidez radial distribuída (por área da unidade) e axial distribuída (por área da unidade) para um conector de rolamento sem alinhamento automático.

Lateral total Aplica a rigidez lateral do eixo k que é resistente ao deslocamento ao longo da direção da carga aplicada.
Para um conector de rolamento sem autoalinhamento, a rigidez K total que é resistente ao deslocamento lateral da face cilíndrica do eixo (ao longo da direção da carga aplicada) está relacionada à rigidez radial por unidade de área com a equação:

K(lateral total) = 0,5 * k(radial / área da unidade) * Área

Área = diâmetro * altura * pi

Axial total Aplica a rigidez axial k(axial) que é resistente ao deslocamento ao longo do eixo.

Estabilizar rotação do eixo   Evita a instabilidade rotacional (causada pela torção), que pode levar a singularidades numéricas.

O Simulation aplica molas com baixa rigidez torcional (1/1000 o da rigidez axial) à face cilíndrica do eixo que fornece resistência circunferencial à torção.

Isso impede que o eixo gire livremente e elimina a instabilidade.

Configurações de símbolo

Editar cor...   Usa a cor selecionada para os símbolos
Tamanho do símbolo Define o tamanho dos símbolos.
Exibir visualização   Ativa/desativa a exibição dos símbolos do conector na área de gráficos.