PropertyManager de Definição de casca

O PropertyManager de Definição de casca é usado para definir a espessura de elementos de casca finos e grossos. Também é possível definir uma casca como um composto para estudos estáticos, de frequência e de flambagem.

Para abrir o PropertyManager de Definição de cascas:

  • Na árvore de estudos do Simulation, clique com o botão direito do mouse em uma definição de corpo de casca e selecione Editar definição.

Tipo

  Fina Usa a fórmula de cascas finas.
Em geral, use cascas finas quando a proporção entre a espessura e a envergadura for inferior a 0,05.
  Grossa Usa a fórmula de casca grossa.
  Composto Define uma casca como um laminado composto.

Uma definição de cascas composta está disponível somente para geometrias de superfície em estudos estáticos, de frequência e de flambagem.

  Entidades selecionadas Essa opção fica visível quando você define um corpo de casca com a opção Definir cascas por faces selecionadas. Selecionar faces das cascas na área de gráficos para editar as especificações.
  Espessura de casca . Especifica a espessura da casca. Permite que você insira a espessura e selecione as unidades.
  Inverter a parte de cima e a de baixo da casca / Inverter casca selecionada para cima e para baixo Inverte as faces superior e inferior de todos os elementos de cascas que pertencem ao corpo de casca selecionado.

A opção Inverter casca selecionada para cima e para baixo é visível quando você define um corpo de casca com a opção Definir cascas por faces selecionadas. Nesse caso, você pode inverter as faces superior e inferior da casca para elementos que pertencem a uma ou várias faces de cascas listadas em Entidades selecionadas. Cada definição de casca armazena sua própria especificação de face de cascas superior e inferior.

Selecione Visualização completa para visualizar a espessura das cascas e a orientação da face superior (cor verde) e da face inferior (face laranja) do corpo da cascas selecionado. As opções de Deslocamento permitem controlar a posição da malha de cascas.

  Visualização completa / Sem visualização Renderiza a espessura da casca e o local da face superior (cor verde) e a face inferior (cor laranja) da casca em relação à superfície intermediária.
  Composto (Disponível somente para geometrias de superfície em estudos estáticos, de frequência e de flambagem.) Define a casca como um laminado composto.

Opções de compostos

Disponível somente quando você modela uma superfície de casca do composto para estudos estáticos, de frequência e de flambagem. Você pode aplicar essas opções a uma casca ou a um grupo de cascas por meio de seleções múltiplas.

  Sanduíche Seleciona a fórmula de composto sanduíche.
  Total de camadas: Define o número total de camadas do laminado composto. Disponível somente quando a opção Sanduíche está desmarcada.
  Simétrico Especifica uma disposição simétrica do laminado sobre a superfície média do laminado. Disponível para edição somente quando a opção Sanduíche está desmarcada.
  Todas as camadas do mesmo material Aplica as mesmas propriedades do material definido pela opção Selecionar material a todas as camadas.
  Girar referência de 0º Redefine as listras na casca do composto, de forma que o antigo ângulo de camada de 90º agora corresponde ao ângulo de camada de 0º. Esta opção se aplica a todas as faces de uma definição de casca.
Unidade Especifica a unidade da espessura das camadas.
  Ângulos de camada relativos à camada 1 Define os ângulos da camada da pilha em relação à orientação da primeira camada. Por exemplo, se o ângulo da camada 1 é 45º e o valor absoluto do ângulo da camada 2 é 60º, então o valor relativo do ângulo da camada 2 com relação ao ângulo da camada 1 é 15º. O ângulo da primeira camada é sempre absoluto. As células de ângulo das camadas subsequentes ficam amarelas.
  Camadas de casca do composto Especifica a Espessura, o Ângulo e o Material de cada camada na tabela.
Camada: Ângulo Permite mover o controle deslizante para definir o ângulo da camada selecionada na tabela Camadas de casca do composto. Como alternativa, você pode inserir um valor para o ângulo de camada na tabela Camadas de casca do composto. Os valores válidos para os ângulos variam entre -90º e 90º.
A Camada: Ângulo: estabelece a definição de ângulo para todas as faces da peça e não permite o controle local de uma face individual.
  Exibir outras cascas do composto Selecione para exibir os ângulos de camada das outras definições de casca do composto que existem em seu modelo.
  Mapeamento de superfície Usa a técnica de mapeamento de superfície com base nas coordenadas UV de uma superfície para determinar a referência de ângulo de camada com grau zero. Por padrão, a direção U representa a referência 0º. Você pode alinhar a referência de 0º à direção V usando a opção Girar referência de 0º.
  Salvar pilha em arquivo Salva as informações da pilha de composto em arquivos com a extensão .csv ou .txt.
  Carregar pilha do arquivo. Preenche as informações da pilha do composto salva. Permite que você edite e use as informações para definir a casca do composto.

Orientação do composto

Disponível quando você modela superfícies de casca do composto usando a opção de mapeamento de superfície. As opções de orientação de composto permitem controlar a orientação da camada de cada face separadamente.

Corpo/Casca Disponível somente quando várias cascas estão selecionadas na árvore de estudos do Simulation. Permite selecionar, no menu suspenso, o corpo de superfície ao qual as orientações são aplicadas.
Entidades selecionadas Seleciona a face à qual as alterações de orientação do material se aplicam.
  Espelhar orientação Quando alternada, inverte a direção da seta azul da tríade. Como resultado, a definição do ângulo da camada muda da direção anti-horária para a direção horária, ou vice-versa.
  Girar orientação Gira as listras em 90° ao longo da superfície da camada. Esta opção é semelhante a Girar referência de 0º, mas permite o controle de faces individuais.

Offset

As opções de Offset permitem que você controle a posição da malha de casca. Você pode posicionar a malha na superfície central, superior ou inferior do corpo da casca, ou em uma superfície de referência especificada a uma fração da espessura total. A malha da casca é criada na superfície selecionada. As opções de Offset também estão disponíveis para cascas do composto.

Superfície média A superfície selecionada é a referência de plano médio do corpo da casca.
Superfície superior A superfície selecionada é a superfície superior do corpo da casca.
Superfície inferior A superfície selecionada é a superfície inferior do corpo da casca.
Especificar razão A superfície selecionada é uma superfície de referência definida por um valor de offset que é uma fração da espessura total. O valor de offset varia entre -0,5 e 0,5.
Uma razão de 0,5 posiciona a superfície selecionada na face superior da casca. Uma razão de -0,5 posiciona a superfície selecionada na face inferior da casca.
Depois de criar a malha, observe a orientação das faces superior e inferior da casca e exiba sua espessura para obter uma visualização melhor. As faces inferiores das cascas têm cor laranja. Pode ser necessário inverter os elementos das cascas para alinhá-las com a orientação desejada. Selecione uma face (ou faces) de um corpo de casca e, no menu de atalho Malha, selecione Inverter elementos de casca. Caso seja necessário criar novamente a malha do modelo, as especificações atuais para as faces superior e inferior da casca não serão mantidas e você pode precisar redefini-las após gerar a malha.
O programa não desloca as definições de carga e condições de limite aplicadas nas superfícies selecionadas. Aplique todas as cargas e condições de limite nas superfícies selecionadas onde a malha de casca é criada.