Alívio inercial

Use o alívio inercial para calcular as tensões e distorções em um corpo livre em aceleração, como um foguete sendo movido por seu motor, uma aeronave em voo ou um automóvel em movimento.

Se um modelo não for restringido de maneira apropriada, uma pequena força será suficiente para causar o movimento do corpo sólido. Mesmo nos casos em que as forças aplicadas estejam em equilíbrio, aproximações numéricas podem resultar em uma pequena força em desequilíbrio.

Para ativar o alívio inercial, selecione Usar alívio inercial na caixa de diálogo Estático. Quando essa opção estiver marcada, o programa automaticamente aplica forças de inércia distribuídas para todos os nós do modelo para formar um estado de equilíbrio estático equivalente.

Marcando essa opção, você pode resolver problemas estruturais sem precisar aplicar restrições ou ativar a opção de mola suave para estabilizar o modelo contra movimentos de corpo rígido.

Inertia_Relief_eq_1.gif

{F}t

Forças externas aplicadas

{α}t

Aceleração translacional devido à inércia (a ser calculada)

ρ

Densidade do material

v

Volume do material

A equação acima pode ser representada como:

Inertia_Relief_eq_2.gif

onde Mxx, Myy e Mzz são massas totais nas direções x, y e z, e são avaliadas por uma soma linha-a-linha das matrizes de massa elemental sobre os graus de liberdade translacional. Quando Mxx, Myy e Mzz são avaliados, a equação obtém as acelerações induzidas αx, αy, e αz que são aplicadas como um campo de aceleração na solução.

O alívio inercial também é aplicado a casos em que uma força externa desequilibrada em um corpo elástico pode causar o movimento do corpo rígido. A força desequilibrada pode ser equilibrada por forças de inércia distribuídas induzidas por um campo de aceleração translacional. Não é recomendado para ativar a opção de alívio inercial para equilibrar a gravidade, as cargas centrífugas ou térmicas uma vez que isso pode causar resultados incorretos.

A opção de alívio inercial é particularmente útil quando você importa cargas do SOLIDWORKS Motion, onde as cargas externas podem estar ligeiramente desequilibradas. O alívio inercial baseia-se no princípio de D'Alembert, que afirma que uma pessoa pode transformar um corpo rígido em aceleração em um sistema estático equivalente adicionando forças inerciais e torque ou momento inercial.

No aplicativo Simulation, somente o campo translacional é considerado; qualquer rotação induzida é ignorada.