Opções de análise de fadiga

A guia Opções da caixa de diálogo Fadiga permite que você defina opções do estudo de fadiga ativo.

Você pode definir estudos com eventos de amplitude constante ou variável. Você não pode misturar eventos de amplitude constante e variável em um estudo.

Interação de evento de amplitude constante

Define a interação entre eventos de fadiga de amplitude constante.

Interação aleatória O software considera a possibilidade de misturar tensões de pico de eventos diferentes para a avaliação de tensões alternadas. Esta opção só fará sentido se você definir mais de um evento de fatiga.
O ASME de vasos de pressão e caldeiras recomenda essa opção. Ela  é mais conservadora (prevê um dano maior) que a opção Sem interação.
Sem interação O software assume que os eventos ocorrem sequencialmente um após o outro sem nenhuma interação.
Para estudos com eventos de fadiga que façam referência a vários estudos, o programa calcula tensões de pico com base na opção Aleatório mesmo que a opção Sem interação seja selecionada.

Opções de evento de amplitude variável

Define as opções de eventos de fadiga de amplitude variável.

Nº de compartimentos de contagem de fluxo de chuva Define o número de compartimentos para a decomposição do registro de amplitude variável. Por exemplo, se você digitar 32, o programa separará as cargas em 32 intervalos igualmente espaçados. A carga dentro de cada intervalo é constante. O número máximo de compartimentos é 200.
Ciclos de carga de filtro abaixo de O programa filtra ciclos de carga com intervalos inferiores ao percentual especificado do intervalo máximo. Por exemplo, se você especificar 3%, o programa ignorará ciclos com intervalos de carga inferiores a 3% do intervalo máximo do histórico de carga. Use este parâmetro para filtrar ruídos de dispositivos de medição.
O uso de um número maior altera o registro de amplitude variável e resulta em subestimação do dano. Para uma previsão de dano precisa, a maior tensão alternante filtrada não deve ser superior ao limite de resistência equivalente de  nenhuma curva S-N associada.

Calcular tensão alternada usando

Define o tipo de tensão para calcular as tensões alternantes equivalentes a serem usadas para extrair o número de ciclos da(s) curva(s) S-N.

Intensidade da tensão (P1-P3)  
Tensão equivalente (von Mises)  
Principal absoluta máx. (P1)  

Face da casca

Define a face da casca sobre a qual será realizada análise de fadiga.

Superior Realiza a análise de fadiga das faces da casca superiores.
Inferior Realiza a análise de fadiga das faces da casca inferiores.

Correção da tensão média

Define o método da correção da tensão média.

Nenhuma Sem correção.
Método de Goodman Geralmente adequado para materiais friáveis. Aplica-se a média positiva de valores de tensão (ciclos de carga que produzem tensão).
Método de Gerber Geralmente adequado para materiais maleáveis.
Método de Soderberg Geralmente o mais conservador.
Estes métodos são usados somente se todas as curvas S-N associadas forem baseadas em um ambiente totalmente reversível (média zero). O software calcula a tensão média além da tensão alternante para cada ciclo e então, avalia a tensão corrigida utilizando o método especificado. A correção se tornará se significativa se os ciclos de carga de fadiga aplicados tiverem tensões médias maiores que o intervalo de tensão. Se você definir curvas S-N múltiplas com taxas de carga diferentes, o programa interpolará entre as curvas linearmente para tratar das tensões médias, e nenhum método de correção será usado. Se você definir uma curva S-N com uma taxa de tensão de um material que não seja -1, a curva deste material será usada sem correção.

Opções adicionais

Fator de redução da resistência à fadiga (Kf) Use este fator, entre 0 e 1, para tratar das diferenças no ambiente de teste usado para gerar a curva S-N e o ambiente de carregamento real. O programa divide a tensão alternante por este fator antes de ler o número correspondente de ciclos da curva S-N. Isso equivale a reduzir o número de ciclos que causam falha a uma certa tensão alternante. Manuais de fadiga sugerem valores numéricos para o fator de redução de tensão de fadiga.
Vida infinita O número de ciclos a serem usados ao corrigir a tensão alternante é menor que o limite de resistência. Este número é usado em vez do número de ciclos associados ao último ponto de uma curva S-N.
O valor só é usado para curvas S-N para as quais o número máximo de ciclos seja menor que o número especificado.
Pasta de resultados Define a pasta dos resultados do estudo de fadiga.