Iniciar uma rota quando os acessórios são componentes de submontagem de rota

Para iniciar uma rota de tubulação rígida ou flexível quando os acessórios forem componentes da submontagem de rota:

  1. Em Opções de rota, selecione Criar rota automaticamente ao inserir flange.
  2. Insira um flange ou outro acessório final na montagem principal seguindo um destes métodos:
    • Clique em Inserir componente (barra de ferramentas Montagem).
    • Arraste da Biblioteca de projetos, do File Explorer, de uma janela de peça aberta, da plataforma 3DEXPERIENCE ou do Explorador de arquivos do Windows.
    A Biblioteca de projetos é aberta com a pasta apropriada quando você clica em um dos seguintes:
    • Iniciar com Arrastar/Soltar (barra de ferramentas Tubulação rígida).
    • Iniciar com Arrastar/Soltar (barra de ferramentas Tubulação flexível).
  3. Especifique as opções no PropertyManager de Propriedades da rota e clique em .
    • Um esboço 3D é aberto em uma nova submontagem de rota.
    • A nova submontagem de rota é criada e inserida na árvore de projeto do FeatureManager.
    • Um adaptador para o tubo aparece saindo do flange que você acaba de inserir.
  4. Esboce o caminho principal da rota usando Linha (barra de ferramentas Esboço). Para rotas de tubo flexível, você também pode usar Spline (barra de ferramentas Esboço). Pressione a tecla Tab para passar de um plano do esboço para outro. Consulte Visualizar espaço 3D para obter dicas sobre como trabalhar com esboços 3D.
    Você não precisa de posicionamentos ou relações de esboço entre os componentes da submontagem de rota porque os tamanhos e posições são acionados pelo esboço 3D. Cada componente da submontagem de rota é parametricamente relacionado ao esboço 3D. Se você alterar o esboço de qualquer maneira, os tubos rígidos ou flexíveis e os acessórios são atualizados automaticamente. Para obter informações sobre o posicionamento de acessórios de extremidade, consulte Posicionamentos em submontagens de rota.
  5. Opcional: Adicione acessórios.
  6. Saia do esboço.
Os seguintes elementos aparecem na Árvore de projeto do FeatureManager da submontagem de rota:
  • Pasta Componentes , contendo os flanges e acessórios que você colocou na rota. Se qualquer acessório de cotovelo personalizado for necessário, os segmentos do esboço são realçados e as dimensões são exibidas para cada caso individual. Você pode selecionar um acessório alternativo, criar um acessório personalizado ou optar por formar uma dobra no tubo rígido ou flexível.
  • Pasta Peças de rota , contendo o tubo rígido ou flexível que foi criado quando você saiu do esboço.
    • Para tubos rígidos, são criadas as configurações para cada comprimento de corte exclusivo na rota atual.
    • Para tubos flexíveis, um arquivo de peça separado é criado para cada segmento de tubo na rota, a menos que você selecione Peça de múltiplos corpos no PropertyManager de Propriedades da rota.
  • Recurso Rota , contendo o esboço 3D que define o caminho da rota. O esboço 3D é relacionado parametricamente aos componentes na submontagem de rota. Se você mover um componente, as peças da rota são atualizadas automaticamente.
Clique na ferramenta Editar rota (barra de ferramentas Tubulação rígida) ou em Editar rota (barra de ferramentas Tubulação flexível) para editar uma rota existente.