Uso de um eixo de referência

Você pode usar um eixo como referência para aplicar restrições. Você pode prescrever as translações nas direções radial, circunferencial e axial. Para cascas e malhas, você pode prescrever rotações referindo-se a essas direções.

O ângulo (q) especificado para a translação circunferencial é usado para calcular a translação real (v) em cada nó da fórmula: v = r. q onde r é a distância do nó ao eixo de referência.

A tabela a seguir resume os atributos deste tipo de restrição:

Atributo Valor
Possíveis DOFs para sólidos 3 translações
Possíveis DOFs para cascas e vigas 3 translações e 3 rotações
Possíveis DOFs para treliças 3 translações
Símbolo 3D
conversão rotação
Entidades selecionáveis Vértices, arestas, faces e juntas de viga
Translações

Deslocamento radial

Deslocamento circunferencial

Deslocamento axial

Rotações (somente para cascas e vigas)

Em relação à direção radial

Em relação à direção circunferencial

Em relação à direção axial

Exemplo

 
A face selecionada do furo cilíndrico pode girar em torno ou se mover ao longo do eixo de referência mostrado na figura. Setas grossas vermelhas indicam os movimentos permitidos.  
Fig. 1 Fig. 2 Fig. 3
Considere ajustar o anel da Fig. (1) dentro do anel da Fig. (2). O anel interior (Fig. 1) tem um diâmetro externo de 18,2 cm e é feito de material elástico. O anel externo (Fig. 2) tem um diâmetro externo de 18 cm e é feito de material elástico. Para ajustar o anel interno dentro do anel externo (Fig. 3), atribua um deslocamento radial de -0,1 cm na face externa selecionada do anel interno com relação ao eixo de referência.