Mapeamento no PropertyManager de Aparências

Use a guia Mapeamento no PropertyManager de Aparências para mapear aparências de texturas em documentos de peças ou de montagens. O mapeamento controla tamanho, orientação e localização de materiais como tecidos, grés (ladrilhos, mármore etc.) e plásticos (com padrões, composto etc.).

A guia Avançado contém opções adicionais para Mapeamento . Para exibir a interface simplificada de Mapeamento , clique na guia Básico.

Para exibir este PropertyManager:

No DisplayManager, clique em Visualizar aparências . Clique com o botão direito em uma aparência e selecione Editar aparência. No PropertyManager, clique na guia Mapeamento.

Geometria selecionada

Somente para montagens:
Aplicar no nível de componente Com esta opção ativa, as entidades que você selecionar serão afetadas nos componentes das montagens. Os documentos de peças e submontagens não são alterados.
Aplicar no nível de documento Com esta opção ativa, as entidades que você selecionar serão afetadas nos documentos de peças.
Para peças ou montagens aplicadas no nível de peça:
Entidades selecionadas Use Filtros de seleção para selecionar o tipo de entridade de geometria ao qual aplicar o mapeamento e depois, na área de gráficos, selecione os itens a adicionar a Entidades selecionadas.
Remover aparência Remove a aparência dos itens nas Entidades selecionadas.

Mapeamento

Só é possível editar as propriedades de mapeamento dos itens com aparências de textura.
  Tipo de mapeamento Selecione um valor:  
  Automático(também chamado Caixa). O espaço da textura mapeia para um dos eixos X, Y e Z. O espaço de textura Automático é apropriado para a maioria das geometrias planas. texture_automatic.gif
Esférico. O espaço da textura mapeia todos os pontos na superfície de uma esfera. texture_spherical.gif
Cilíndrico. O espaço da textura mapeia todos os pontos em um cilindro. texture_cylindrical.gif
Projeção. O espaço da textura mapeia todos os pontos com base em uma direção de projeção. texture_none.gif
Superfície. O espaço de textura mapeia todos os pontos com base nas coordenadas de textura UV do modelo. texture_surface.gif
PM_projection_direction.gif Direção do eixo ou Direção da projeção Disponível apenas quando o Tipo de mapeamento está definido como Cilíndrico ou Projeção. Selecione um valor:
  XY. Use o plano alinhado XY para mapear direção de textura. mapping_projection_xy.gif
ZX. Use o plano alinhado ZX para mapear direção de textura. mapping_projection_zx.gif
YZ. Use o plano alinhado YZ para mapear direção de textura. mapping_projection_yz.gif
Vista atual. Use a orientação atual para mapear a direção da textura mapping_projection_current-view.gif
Referência selecionada. Selecione uma aresta ou uma face para Entidades selecionadas para mapear a direção da textura. mapping_projection_select-ref.gif
Arraste o ponteiro pointer_PW_mapping.gif, defina valores ou use o controle deslizante com base no Tipo de mapeamento selecionado.
Projeção:
PM_PW_Horizontal_location.gif Local horizontal Posiciona a textura ao longo do eixo horizontal. projection_horizontal.gif
PM_PW_Vertical_location.gif Local vertical Posiciona a textura ao longo do eixo vertical.
Esférico:
PM_About_Axis.gif Offset de latitude Move a textura ao longo dos meridianos vermelhos mostrados na visualização. projection_spherical.gif
decal_about_vert.png Offset de longitude Move a textura ao longo dos meridianos verdes mostrados na visualização.
Cilíndrico:
PM_About_Axis.gif Em relação ao eixo Gira a textura em torno do eixo de um cilindro. projection_cylindrical.gif
Ao longo do eixo Move a textura ao longo do eixo de um cilindro.

Tamanho/orientação

  Taxa de proporção fixa Aplica escala na imagem de maneira uniforme quando você altera a Largura ou a Altura.
  Ajustar largura à seleção Estende a largura da textura até a seleção.
  Ajustar altura à seleção Estende a altura da textura até a seleção.
PM_PW-texture_width.gif Largura Redimensiona a textura como limitada pelas linhas magenta.
PM_PW-texture_height.gif Altura Redimensiona a textura como limitada pelas linhas azuis.
PM_PW-texture_rotationangle.gif Rotação (Esférica, Cilíndrica e Projeção apenas). Gira a textura em relação aos eixos. Vídeo: Rotação de mapeamento de textura
decal_axis_dir1.png Direção do eixo 1 (Esférico apenas). Gira a textura em relação ao eixo horizontal. Vídeo: Rotação do mapeamento de textura 1
decal_axis_dir2.png Direção do eixo 2 (Esférico apenas). Gira a textura em relação ao eixo vertical. Vídeo: Rotação do mapeamento de textura 2
  Espelhar horizontalmente Inverte a textura horizontalmente em relação à direção selecionada.
  Espelhar verticalmente Inverte a textura verticalmente em relação à direção selecionada.
  Redefinir escala Redefine a escala para o tamanho do modelo se Aplicar escala a texturas, acabamentos de superfície e decalques automaticamente para o tamanho do modelo em Opções > Propriedades do documento > Exibição do modelo estiver marcada. Redefinirá a escala padrão se Aplicar escala a texturas, acabamentos de superfície e decalques automaticamente para o tamanho do modelo estiver desmarcada.