Simétrico ao eixo

Use a opção de simetria ao eixo quando a geometria, propriedades do material, cargas, acessórios de fixação e condições de contato tiverem uma simetria rotacional em relação a um eixo. Você pode modelar qualquer seção transversal em relação ao eixo de revolução. Se você usar múltiplos corpos, eles precisam ser simétricos em relação ao mesmo eixo.

Na definição de propriedades de material ortotrópico para as seções 2D, as direções X, Y e Z representam as coordenadas cilíndricas. As propriedades do material são iguais ao longo da direção circunferencial.

A figura mostra um o-ring pressionado em uma ranhura por uma placa superior.

Você pode criar a seção 2D em amarelo e definir as condições de contato entre as arestas externas da placa superior e a ranhura. Em seguida, aplique a carga a uma aresta da placa superior e restrinja a placa inferior.

No plano de seção, se você indicar as direções X, Y e Z como r, y e θ, respectivamente, as seguintes simplificações serão aplicadas para os resultados da simulação.

Deslocamento uθ = 0, onde uθ é o deslocamento ao longo da direção circunferencial.
Tensão Para assegurar a simetria em relação ao eixo Y, τ = 0 e τθy = 0, onde τ representa os componentes de tensão de cisalhamento.
Deformação Para assegurar a simetria em relação ao eixo Y, γ = 0 e γθy = 0, onde-g representa componentes de deformação de cisalhamento.
Ao visualizar componentes direcionais de resultados de tensão para estudos com a opção axissimétrica, as tensões são calculadas com relação a um sistema de coordenadas cilíndricas definido pelo eixo de simetria.
  • SX: O componente de tensão normal é a tensão radial.
  • SY: O componente de tensão normal é a tensão tangencial.
  • SZ: O componente de tensão normal é a tensão axial.