Você pode aplicar pressão uniforme ou não uniforme (variável) a faces para utilização em estudos estruturais (estáticos, de frequência, de flambagem, dinâmicos e não lineares).
Uma pressão uniforme é aplicada na direção especificada com distribuição uniforme para em todas as faces selecionadas. A pressão pode ser aplicada em direção normal às faces selecionadas ou em qualquer outra direção. Por exemplo, a pressão hidrostática é normal em faces, enquanto neve em um telhado em declive aplica uma pressão vertical e um vento que sopra horizontalmente exerce uma pressão horizontal.
A magnitude da força equivalente gerada pela pressão é igual ao valor da pressão multiplicado pela área da face. No entanto, a força líquida equivalente depende da geometria da face e a direção da pressão. Por exemplo, a força de reação resultante da aplicação de pressão hidrostática em uma face totalmente cilíndrica é zero, graças à simetria.
A pressão não uniforme é descrita por um multiplicador e uma distribuição de pressão. A distribuição de pressão é descrita pelos coeficientes de um polinômio de segunda ordem em termos de um sistema de coordenadas de referência.
O sistema de coordenadas deve ser orientado de forma que a distribuição na face alvo varie apenas em relação às coordenadas x e y.