Fluxo de trabalho, estados e revisões

Um fluxo de trabalho é um processo de negócios que definr os estágios de revisão de um documento. Cada estágio do processo é um estado de fluxo de trabalho.

Os itens e arquivos podem ser parte do mesmo fluxo de trabalho ou ter fluxos separados.

Para simplificar o gerenciamento fluxos de trabalho com itens e arquivos, o Item Explorer permite que você incremente os números de revisão e inicie alterações de estado para ambos, itens e arquivos.

Os estados descrevem em que estado está o item ou arquivo. Por exemplo, no fluxo de trabalho predeterminado, você pode alterar o estado de um item para Aguardando aprovação para indicar que ele está pronto para revisão.

Para mover os itens e arquivos de um estado para outro, selecione uma transição. O fluxo de trabalho especifica as transições que são permitidas de um estado para outro. Por exemplo, no fluxo de trabalho predeterminado, há duas transições disponíveis para o estado Em edição:
  • Enviar para aprovação leva ao estado Aguardando aprovação.
  • Nenhuma aprovação necessária leva ao estado Aprovado.

Um número de revisão identifica uma versão aprovada de um arquivo ou item. No fluxo de trabalho predeterminado, um documento recebe automaticamente um número de revisão quando passa para o estado Aprovado. Você pode também incrementar manualmente os números de revisão.

Alterar o estado de um item ou arquivo pode acionar automaticamente notificações e ações de exportação, dependendo de como seu administrador configurou o fluxo de trabalho. Por exemplo, quando o estado muda para Aguardando aprovação, isso pode acionar as notificações para um ou mais usuários. Alterar o estado de um item para Aprovado pode acionar automaticamente uma regra de exportação que converte o item de BOM em XML para distribuição em um sistema.

Um administrador configura os fluxos de trabalho (nomes dos estados, transições e ações de transição como notificações) na ferramenta Administração. Consulte Ajuda da Ferramenta de Administração do SOLIDWORKS PDM .

Existem três tipos de transições de fluxo de trabalho:

  • Normal - Um arquivo muda de estado quando um usuário executa a transição.
  • Paralelo - Um número especificado de usuários deve aprovar a transição antes que o arquivo mude de estado.
  • Automático - O projeto de fluxo de trabalho move automaticamente os arquivos para outro estado sem solicitar ação do usuário.