Avaliar o custo de uma peça usinada

Execute a ferramenta Costing para determinar o custo de fabricação de uma peça usinada.

  1. Em uma peça usinada, clique em Costing tool_costing_tools.gif (barra de ferramentas Ferramentas ou na guia Avaliar no CommandManager) ou em Ferramentas > SOLIDWORKS Applications > Costing .
    Se houver informação suficiente no template de usinagem, e se a peça tiver um material associado a ela que corresponda ao template, uma estimativa de custo será realizada e o painel de tarefas do Costing exibirá o Custo estimado por peça. Se não houver informação suficiente no template, ou caso deseje editar os valores de entrada do Costing, siga as etapas abaixo.
  2. No Painel de tarefas do Costing:
    1. Em Template do Machining, selecione um template. Há templates predeterminados disponíveis ou você pode criar templates para uso de dados de fabricação personalizados.
    2. Em Material, faça as seleções para Classe e Nome, caso estejam em branco. Classe e Nome são preenchidos caso o material da peça corresponda a uma classe e a um nome no template de usinagem.
      Para que classes e materiais personalizados sejam exibidos no Painel de tarefas Costing, crie um template com informações de materiais e informações sobre como os materiais serão usinados.
      O Custo do material é o custo no template para a combinação selecionada de Classe e Nome. O Custo do material pode ser substituído sem que o template seja editado. As substituições afetam apenas a peça que está aberta, e não o template. Se Custo do material for substituído, a caixa de texto será exibida em amarelo.
    3. Em Corpo bruto, selecione o tipo de material do bruto a partir do qual a peça será usinada. Caso selecione Bloco, o software presumirá que a fresagem e a perfuração serão usadas para criar a peça finalizada. Caso selecione Placa, o software presumirá que uma combinação de operações de usinagem 2D, como corte a plasma, laser e jato de água, além de operações de fresagem e perfuração, serão usadas para criar a peça finalizada. Caso selecione Cilindro, o software presumirá que uma combinação das operações de fresagem, perfuração e torneamento será usada para criar a peça finalizada.
      A seleção do corpo bruto é crucial. Ela determina os tipos de operações de usinagem usadas para remover materiais das peças.
    4. Se você tiver selecionado:
      • Bloco, selecione Inserir tamanho específico e defina os valores de X , Y e Z do bloco, ou digite os valores Bruto adicional.
      • Placa, selecione uma Espessura do template. Se não houver uma espessura apropriada disponível, edite o template.
      • Cilindro, selecione Inserir tamanho específico e defina D (diâmetro) e L (comprimento) do cilindro ou digite os valores de Bruto adicional em.
    5. Em Quantidade, defina o Número total de peças e o Tamanho do lote.
    6. Como opção, em Taxa de produção, defina um custo por hora para determinar o custo de todas as operações de fabricação, independente da máquina usada.
    7. Como opção, em Acréscimo/Desconto, ajuste o custo do material ou o custo total usando um fator de porcentagem.
      O software extrai informações de material do material definido na peça e realiza uma estimativa de custo. O CostingManager exibe recursos de fabricação como operações de furação e fresagem reconhecidas na peça. O painel de tarefas do Machining Costing exibe o Custo estimado por peça.
  3. Clique em Iniciar estimativa de custo.
  4. Como opção, no CostingManager, adicione operações personalizadas e edite e substitua operações existentes.