Dinâmica física é uma opção em Detecção de colisão que permite ver o movimento dos componentes da montagem de maneira realista.
Com Dinâmica física ativado, quando você arrasta um componente, este aplica uma força aos outros componentes que toca. O efeito é mover ou girar os componentes que estão em contato dentro de seus graus de liberdade permitidos. O componente arrastado reage à colisão girando dentro de seus graus de liberdade ou deslizando em contato com um componente restrito ou parcialmente restrito para permitir que o arrasto continue.
A dinâmica física se propaga por toda a montagem. O componente arrastado pode empurrar um componente, que ao se mover empurra outro componente, e assim por diante.
A dinâmica física funciona melhor e é mais significativa em montagens que têm poucos graus de liberdade. Adicione todos os posicionamentos apropriados antes de executar a dinâmica física.
Não é possível utilizar a Dinâmica física e a Folga dinâmica ao mesmo tempo.
Vídeo: Exemplo de transportadora física dinâmica
Para mover um componente utilizando a Dinâmica física:
- Clique em Mover componente
ou Girar componente
na barra de ferramentas Montagem.
- No PropertyManager, em Opções, selecione Dinâmica física.
-
Mova o controle deslizante Sensibilidade para alterar a frequência com que a dinâmica física verifica se há colisões. Mova o controle deslizante para a direita para aumentar a sensibilidade. Na configuração de sensibilidade máxima, o software verifica se há a colisões a cada 0,02 mm (nas unidades do modelo). Na configuração de sensibilidade mínima, o intervalo de verificação é de 20 mm.
Use as configurações de sensibilidade máxima somente para componentes muito pequenos, ou para componentes com geometria complexa na área de colisão. Quando você usa a sensibilidade máxima para verificar colisões entre componentes grandes, o arrasto é muito lento. Use a configuração de sensibilidade que é necessária para ver o movimento na montagem.
- Se necessário, especifique os componentes que participam na colisão:
- Clique em Esses componentes.
- Selecione os componentes para Componentes para verificação de colisão.
- Clique em Continuar arrastar.
Selecionar componentes específicos em Detecção de colisão melhora o desempenho da dinâmica física. Selecione somente os componentes diretamente envolvidos na movimentação sendo testada.
- Selecione Somente a peça arrastada para verificar colisões somente entre os componentes que você selecionou para mover. Quando esta opção está desmarcada, são movidos os componentes que você selecionar para mover e qualquer outro componente movido devido ao seu posicionamento com os componentes selecionados.
- Arraste o componente na área de gráficos.
Se o componente que você arrastar já estiver colidindo com outro componente, o SolidWorks exibe uma mensagem na área de gráficos e todos os componentes envolvidos na colisão ficam transparentes. Para obter mais informações, consulte
Dinâmica física.
Quando você clica em um componente para arrastá-lo, um símbolo de centro de massa

é exibido no centro de massa do componente.
- Se você clicar no símbolo e arrastar o componente, ele será arrastado pelo seu centro de massa.
- Se você clicar fora do símbolo e arrastar, ele será arrastado pelo ponto no corpo em que você clicou.
Você aplica um braço do momento a um componente quando arrasta por um ponto fora do centro de massa, o que faz com que o componente gire dentro dos graus de liberdade permitidos.
O símbolo de centro de massa é exibido durante a operação de movimentação, mas não durante a de rotação. A opção Arrasto livre em Girar componente é por definição a rotação em torno do centro de massa.
Quando a dinâmica física detecta uma colisão, ela adiciona uma força de contato entre as peças que colidem e permite que a operação de arrastar continue. Esta força continua enquanto as duas peças estiverem em contato. Quando as duas peças não se tocarem mais, a força será removida.
É possível selecionar vários componente em em sequência para um único comando.
- Clique em
.