Numa Análise de espectro de resposta, os resultados de uma análise modal são usados em termos de um espectro conhecido para calcular deslocamentos e tensões no modelo. Para cada modo, uma resposta é lida de um espectro de projeto baseado na frequência modal e um determinado coeficiente de amortecimento. Todas as respostas modais são então combinadas para fornecer uma estimativa da resposta total da estrutura.
Você pode usar uma análise de espectro de resposta em vez de uma análise de histórico para estimar a resposta de estruturas a ambientes de carregamento aleatório ou dependente do tempo, como as cargas geradas por terremotos, ventanias, ondas do oceano, arrancadas de motores a jato ou vibrações de motores de foguete.
Espectro de resposta
|
Plots peak responses over time for a range of single-degree-of-freedom (SDOF) systems subjected to a particular base motion as a function of their natural frequency ωI, or vibration period TI. Each response spectrum curve corresponds to a particular modal damping ratio ξI. Typical quantities plotted in response spectra are:
- Maximum displacement Sd(ωI, ξI)
- Maximum pseudo-velocity Sv(ωI, ξI) = ωI*Sd
- Maximum pseudo-acceleration Sa (ωI, ξI) = ωI*Sv = ω2I*Sd
The response spectrum is used as base excitation input for a response spectrum analysis.
 |
Relative displacement response spectrum for a particular damping ratio ξ1.
equals the maximum absolute value of the relative displacement time history response for each SDOF oscillator.
|
 |
 Natural circular frequency of vibration for each SDOF oscillator.
|
|