Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SolidWorksFundamentos do SolidWorks
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SolidWorks CostingSolidWorks Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SolidWorksEstudos de Projeto no SolidWorks
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand Produtos SustainabilityProdutos Sustainability
Expand SolidWorks UtilitiesSolidWorks Utilities
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Formulação do modelo de nitinol

Como o nitinol geralmente é usado pela sua capacidade de suportar deformações finitas, para este modelo é empregada a teoria de grandes deformações usando deformações logarítmicas com a fórmula de Lagrange atualizada.

O modelo constitutivo é, portanto, construído para relacionar as deformações logarítmicas e os componentes de tensão de Kirchhoff. Entretanto, no fim do processo, a matriz constitutiva e o vetor de tensão serão transformados para apresentar as tensões (verdadeiras) de Cauchy.

Material_nitinol_loading_unloading.gif

σst1, σft1

Tensões de campo inicial e final para carregamento de tensão [SIGT_S1, SIGT_F1]

σst1, σft1

Tensões de campo inicial e final para carregamento de tensão [SIGT_S1, SIGT_F1]

σst1, σft1

Tensões de campo inicial e final para carregamento de tensão [SIGT_S1, SIGT_F1]

σst1, σft1

Tensões de campo inicial e final para carregamento de tensão [SIGT_S1, SIGT_F1]

eul

(Deformação plástica de tensão máxima) *(3/2)0.5

Material_nitinol_expon_law.gif
A regra do fluxo exponencial utiliza constantes de entrada adicionais, βt1, βt2, βc1, βc2:

βt1

bt1 = parâmetro de material, medição da velocidade de transformação para a carga de tração, [BETAT_1]

βt2

bt2 = parâmetro de material, medição da velocidade de transformação para o descarregamento de tensão, [BETAT_2]

βc1

bc1 = parâmetro de material, medição da velocidade de transformação para o carregamento de compressão, [BETAC_1]

βc2

bc2 = parâmetro de material, medição da velocidade de transformação para o descarregamento de compressão, [BETAC_2]

Critério de resistência

Para modelar a possibilidade da dependência da pressão da transformação de fase, é utilizada uma função de carregamento do tipo Drucker-Prager para o critério de resistência:

F(τ) = sqrt(2)*σ(bar) + 3*α*p
F - RIf = 0
onde
σ(bar) = tensão efetiva
p = tensão média (ou pressão hidrostática)
α = sqrt(2/3) (σsc1 - σst1 ) / (σsc1 - σst1)
RfI = [ σfI(sqrt(2/3) + α)], I = 1 para carregamento e 2 para descarregamento


Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Formulação do modelo de nitinol
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2013 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.