Ocultar Sumário

Visão geral de ferramentas de projeto de molde

Esta visão geral lista as tarefas de projeto de molde mais comuns e as soluções do SolidWorks que o ajudam a executá-las.

Categorias de tarefas

  • Procedimento. As ferramentas de procedimento criam o molde e as ferramentas que permitem exibir o modelo nas diversas etapas.

  • Diagnóstico. As ferramentas de diagnóstico exibem as áreas do modelo que têm problemas. Conforme você cria o molde, pode examiná-lo para localizar problemas que podem impedir a separação de núcleo e cavidade.

  • Corretivas. As ferramentas corretivas reparam as falhas, como espaçamentos da superfície, identificadas pelas ferramentas de diagnóstico.

  • Administrativas. As ferramentas administrativas gerenciam os modelos e facilitam o fluxo de informações entre projetistas, engenheiros, fabricantes e gerentes.

Procedimento

Tarefas

Soluções

Importar para o SolidWorks peças de modelos que não foram criados no SolidWorks.

Use as ferramentas Importar/Exportar para importar modelos de outros aplicativos para o SolidWorks.

A geometria do modelo de peças importadas pode incluir imperfeições, como espaçamentos entre superfícies. O aplicativo SolidWorks contém uma ferramenta de diagnóstico de importação para solucionar esses problemas.

Determinar se o modelo (importado ou criado no SolidWorks) contém faces sem inclinação.

Use a ferramenta Análise de inclinação para examinar as faces e assegurar uma inclinação suficiente. Estão disponíveis também as seguintes funcionalidades:

  • Classificação de faces. Exibe a contagem, codificada por cores, das faces com inclinação positiva, com inclinação negativa, com inclinação insuficiente e faces abrangentes.

  • Transição gradual. Exibe o ângulo de inclinação conforme ele é alterado em cada face. bsp;

Verificar as áreas rebaixadas.

Use a ferramenta Análise de rebaixo para localizar no modelo as áreas aprisionadas que impedem a ejeção do molde.

Essas áreas requerem um mecanismo chamado "núcleo lateral" para produzir o alívio do rebaixo. Os núcleos laterais são ejetados do molde quando ele é aberto.

Ajustar a escala do modelo.

Redimensione a geometria do modelo com a ferramenta Escala para levar em conta o bsp;fator de encolhimento quando o plástico esfriar. Para peças com formas irregulares e plásticos preenchidos com vidro é possível especificar valores não lineares.

Selecionar as linhas de partição com as quais criar a superfície de partição.

Gere as linhas de partição com a ferramenta Linhas de partição , que seleciona uma linha de partição preferencial ao redor do modelo.

Criar superfícies de fechamento para evitar vazamentos entre núcleo e cavidade.

Detecte possíveis conjuntos de furos e feche-os automaticamente com a ferramenta Superfícies de fechamento . Esta ferramenta cria superfícies para preencher os furos abertos, seja sem preenchimento, com preenchimento tangente, com preenchimento de contato ou com uma combinação dessas três opções. A opção "sem preenchimento" é usada para excluir um ou mais furos passantes para que seja possível criar manualmente as superfícies de fechamento. Você pode então criar o núcleo e a cavidade.

Criar a superfície de partição, a partir da qual criar o recurso macho/cavidade.

Em determinados modelos, use a ferramenta de superfície regrada para criar superfícies de interloque ao longo das arestas da superfície de partição.

Use a ferramenta Superfície de partição para extrudar superfícies a partir das linhas de partição geradas anteriormente. Estas superfícies são usadas para separar a geometria da cavidade da geometria do núcleo do molde.

Adicionar superfícies de interloque ao modelo.

Aplique essas soluções às superfícies de interloque:

  • Modelos simples. Use a opção automatizada que é parte do recurso Macho/cavidade.

  • Modelos mais complexos. Use a ferramenta Superfície regrada para criar as superfícies de interloque.

Executar a divisão de macho/cavidade para separar o núcleo e a cavidade.

Crie núcleo e cavidade automaticamente com a ferramenta Macho/cavidade O recurso Macho/cavidade usa as informações de linha de partição, superfícies de fechamento e superfícies de partição para criar o núcleo e a cavidade, além de permitir especificar o tamanho dos blocos.

Criar núcleos laterais, levantadores e pinos de extração aparados.

Use a ferramenta Núcleo para extrair a geometria do sólido macho/cavidade para criar um recurso de núcleo. É possível também criar levantadores e pinos de extração aparados.

Exibir o núcleo e a cavidade de forma transparente , permitindo ver da parte interna do modelo.

Atribua cores diferentes a cada entidade com a ferramenta Editar cor . A ferramenta Editar cor também manipula propriedades ópticas, como transparência.

Exibir o núcleo e a cavidade separados .

Separe o núcleo e a cavidade a uma distância específica com a ferramenta Mover/copiar corpos .

Voltar às categorias de tarefas

Diagnóstico

Tarefas

Soluções

Verificar a integridade das peças importadas.

Voltar à lista de tarefas de procedimento

Com peças importadas ou do SolidWorks, é possível usar a ferramenta Escala como uma verificação de validade. bsp;

Use Diagnósticos de importação (barra de ferramentas Ferramentas) para diagnosticar e reparar espaçamentos e faces com falhas nos recursos importados.

Use Restaurar arestas para reparar arestas curtas nos recursos importados.

Use a ferramenta Verificar para examinar o modelo importado.

Para modelos com imperfeições mais graves, o aplicativo SolidWorks oferece outras ferramentas, como Superfície preenchida e Substituir face.

Assegurar a tangência entre pares de faces.

 

Calcule o ângulo e meça o limite entre as faces com a ferramenta Análise de desvio . A análise é baseada no número de pontos de amostra selecionados ao longo das arestas.

Localizar as áreas da geometria do modelo que impedem a ejeção do molde.

Identifique as áreas problemáticas da geometria de modelo com a ferramenta Análise de rebaixo .

Determinar o motivo da falha da operação Costurar faces.

Alguns modelos complexos podem exigir o uso de técnicas de modelagem, como preencher superfície em conjunto com Substituir face, para corrigir áreas da superfície. Quando essas superfícies são costuradas, elas podem falhar devido a espaçamentos ou interferências entre as superfícies.

Use a ferramenta Verificar para examinar o modelo.

É possível também usar a ferramenta Verificar com sólidos para examinar os dados importados.

Voltar às categorias de tarefas

Corretivas

Tarefas

Soluções

Com os modelos importados, é possível usar a ferramenta Diagnóstico para reparar o espaçamento e faces imperfeitas. Se os espaçamentos forem muito graves para a ferramenta Diagnóstico, use as soluções descritas nesta seção. bsp;

Corrigir falhas de modelos importados (por exemplo, modelos com espaçamento nas superfícies).

Corrija as falhas do modelo com estas ferramentas do SolidWorks:

  • Superfície preenchida . Constrói um remendo de superfície com qualquer número de faces, dentro de um limite definido pelas arestas, esboços ou curvas existentes do modelo.

  • Substituir face . Substitui faces em um corpo sólido ou de superfície com novos corpos de superfície.

  • Mover face . Aplica offset, translada ou gira faces e recursos diretamente em modelos sólidos ou de superfície.

  • Excluir face . As opções incluem:

    • Excluir e remendar. Exclui uma face de um corpo sólido ou de superfície e automaticamente remenda e apara o corpo.

    • Excluir e preencher. Exclui as faces e gera uma única face para fechar qualquer espaçamento.

  • Ferramenta Superfície varrida (consulte abaixo).

  • Ferramenta Superfície por loft (consulte abaixo).

Costurar faces; mais usado em conjunto com outras operações de modelagem para anexar novas superfícies à peça existente.

Use a ferramenta Costurar superfície para combinar duas ou mais faces e superfícies em uma.

Adicionar inclinação aos modelos que incluem faces com inclinação insuficiente.

 

Aplique a inclinação com a ferramenta Inclinação .

Com alguns modelos (sejam importados ou criados com o SolidWorks), é possível usar a ferramenta Inclinação para adicionar uma inclinação. Com outros modelos, é necessário mover ou criar superfícies para alterar o ângulo de inclinação.

Aplique a inclinação usando Mover face para girar uma face em um ângulo de inclinação especificado.

Aplique a inclinação com as técnicas de criação de superfície do SolidWorks. É possível corrigir a inclinação com as técnicas de criação de superfície do SolidWorks listadas, construindo novas superfícies com o ângulo de inclinação correto. Em seguida, você pode usar Substituir face para incorporar essas superfícies à peça.

As técnicas de modelagem de superfície são:

  • Use a ferramenta Superfície regrada para criar superfícies perpendiculares ou afuniladas em relação às arestas selecionadas.

  • Ferramenta Superfície varrida . Comece com uma aresta e crie uma varredura de superfície usando uma curva-guia, quando necessário.

  • Ferramenta Superfície por loft . Use os perfis existentes e crie um loft de superfície, usando uma curva-guia quando necessário.

  • Ferramenta Superfície preenchida bsp;. Constrói um remendo de superfície com qualquer número de faces, dentro de um limite definido pelas arestas, esboços ou curvas existentes do modelo.

Dividir faces abrangentes

Use a ferramenta Linha de divisão para criar curvas de silhueta ao longo de faces cilíndricas. Isso divide a peça e permite que uma linha de partição seja gerada.

- ou - 

Use a opção Dividir faces da ferramenta Linhas de partição .

Voltar às categorias de tarefas

Administrativas

Tarefas

Soluções

Acompanhar a evolução de um projeto ou comparar projetos.

Publique um arquivo do SolidWorks eDrawings e envie-o a outras pessoas que podem usar o eDrawings Viewer gratuito para exibir o arquivo. Acrescente informações relacionadas ao modelo no campo de comentários.

Para saber mais sobre o eDrawings, clique em Ajuda, Tutoriais do SolidWorks, Todos os tutoriais do SolidWorks e complete o tutorial SolidWorks eDrawings.

Gerenciar dados do produto e controlar as revisões.

Use o suplemento SolidWorks Workgroup PDM, uma ferramenta de gerenciamento de dados de produtos. Clique em Ferramentas, Suplementos e selecioneSolidWorks Workgroup PDM para ativar esse suplemento.

Para saber mais sobre o Workgroup PDM, clique em Ajuda, Tutoriais do SolidWorks, Todos os tutoriais do SolidWorks e complete o tutorial Workgroup PDM.

Substituir um recurso importado para incorporar ao projeto uma alteração do cliente ou do fornecedor da peça.

Use Editar recurso para substituir um recurso importado com geometria de um novo arquivo.

Você só pode editar os recursos que foram criados a partir de um arquivo ACIS, Autodesk Inventor, IGES, Parasolid, Pro/ENGINEER, Solid Edge, STEP, VDAFS ou VRML.

Voltar às categorias de tarefas



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Visão geral de ferramentas de projeto de molde
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.