Numa Análise de espectro de resposta, os resultados de uma análise modal são usados em termos de um espectro conhecido para calcular deslocamentos e tensões no modelo. Para cada modo, uma resposta é lida de um espectro de projeto baseado na frequência modal e um determinado coeficiente de amortecimento. Todas as respostas modais são então combinadas para fornecer uma estimativa da resposta total da estrutura.
Você pode usar uma análise de espectro de resposta em vez de uma análise de histórico para estimar a resposta de estruturas a ambientes de carregamento aleatório ou dependente do tempo, como as cargas geradas por terremotos, ventanias, ondas do oceano, arrancadas de motores a jato ou vibrações de motores de foguete.
- Espectro de resposta
- Plota as respostas de pico no decorrer do tempo para uma variedade de sistemas de grau de liberdade único (SDOF, single-degree-of-freedom) sujeitos a um determinado a particular movimento básico como uma função da sua frequência natural I, ou período de vibração TI. Cada curva de espectro de resposta corresponde a um coeficiente de amortecimento modal específico I.
As quantidades típicas plotadas nos espectros de resposta são:
-
Deslocamento máximo Sd(I, I)
- Pseudovelocidade máxima Sv(I, I) = I*Sd
- Pseudoaceleração máxima Sa (I, I) = I*Sv = 2I*Sd
O espectro de resposta é usado como entrada de excitação de base para uma análise de espectro de resposta.
 |
Espectro de resposta de deslocamento para um coeficiente de amortecimento específico 1.
igual ao valor absoluto máximo da resposta histórica de deslocamento relativo para cada oscilador SDOF.
|
 |
 Frequência de vibração circular natural para cada oscilador SDOF.
|