Você especifica valores para cada variável, seja como valores discretos ou como intervalos. Você também usa sensores como restrições e como metas. O software executa interações dos valores e gera relatórios sobre a combinação ótima de valores para atingir a meta que você especificou.
Para executar uma otimização, na guia do Estudo de Projeto, marque a caixa de seleção Otimização. Se optar por definir as Variáveis como um Intervalo ou por definir Metas, o programa ativará automaticamente o Estudo de Otimização de Projeto. Na maioria dos casos, use a guia Vista de variável para configurar os parâmetros de um Estudo de Otimização de Projeto.
Use a guia Vista de tabela para definir manualmente determinados cenários somente com variáveis discretas, executá-los e identificar o cenário ideal.
Um estudo de otimização é definido por metas ou funções objetivas, assim como por variáveis de projeto e restrições. Por exemplo, você pode variar as dimensões de um corpo para minimizar a quantidade de material e, ao mesmo tempo, restringir as tensões para que elas não excedam um limite especificado. Nesse caso, o volume que você está minimizando é a função objetiva, as dimensões que está variando são as variáveis do projeto e o limite de tensão é a restrição de comportamento.