A função IMPACT(x,x',x1,k,e,cmax,d) calcula as forças de colisão como uma função de deslocamento e velocidade.
Formato
IMPACT(x,x',x1,k,e,cmax,d)
Argumentos
- x
- A variável independente. Para cálculo de força, defina um resultado de deslocamento para especificar o argumento x.
- x'
- A derivada da variável independente. Para cálculo de força, defina um resultado de velocidade para especificar o argumento x.
- x1
- Uma variável, número ou função real positiva. Para cálculo de força, especifica o comprimento livre de x, onde x < x1.
Para cálculo de força, a força será positiva se x < x1. A força será zero se x ≥ x1.
- k
- Um valor não negativo. Para cálculo de força, k é a rigidez de interação da superfície limitante.
- e
- Um valor positivo. Para cálculo de força, e é o expoente da característica de deformação da força. Para mola de enrijecimento, insira e > 1.0. Para mola de amolecimento, insira 0 < e < 1.0.
- cmax
- Uma variável não negativa. Para cálculo de força, cmax é o coeficiente máximo de amortecimento.
- d
- Uma variável real positiva. Para cálculo de força, d é a penetração limite na qual o amortecimento máximo cmax é aplicado.
Definição da função
IMPACT(x,x',x1,k,e,cmax,d) =
max(0,k*(x1 - x)e - STEP(x,x1-d,cmax,x1,0)*x')
|
x < x1
|
0
|
x ≥ x1
|