Exemplos de flexão
Os recursos de flexão são úteis para modificar modelos complexos com ferramentas previsíveis e intuitivas para muitas aplicações, incluindo conceitos, desenho mecânico, desenho industrial, moldes de estampagem, moldes etc. Os recursos de flexão podem modificar peças com um só corpo ou múltiplos corpos.
Os tipos flexionáveis são:
-
Curvatura
-
Torção
-
Conicidade
-
Alongamento
Para obter mais informações sobre as opções dos recursos de flexão, consulte Flexionar - Visão geral e opções.
Para modificar modelos utilizando o recurso de flexão:
-
Clique em Flexionar
na barra de ferramentas recursos ou clique em Inserir, Recursos, Flexionar.
-
No PropertyManager, em Dados para flexão, selecione os corpos na área de gráficos para Corpos a flexionar
.
-
Selecione um tipo de flexão:
-
Curvatura. Altera os corpos em torno de uma linha de dobra que corresponde ao eixo X (seta vermelha) da tríade, utilizando a posição dos dois planos de aparagem para determinar a região de flexão. Esse tipo de flexão pode ser usado para muitas aplicações, incluindo desenho industrial e mecânico, solução de condições de salto de volta em estampagem de metal, remoção de rebaixos em formas de superfície complexas etc.
O plano neutro da dobra passa através da origem da tríade e corresponde ao seu plano X-Z. O comprimento do arco entre os planos de aparagem ao longo do plano neutro permanece constante durante toda a operação de dobra.
de dobra.
de torção.
mostrando o efeito de arestas vivas na torção.
de afunilamento.
de alongamento.
-
Em Opções de flexão, mova o controle deslizante Precisão de flexão
para controlar a qualidade da superfície. Aumentar a qualidade também aumenta a taxa de êxito do recurso de flexão. Por exemplo, se você receber uma mensagem de erro, mova o controle deslizante para a direita. Mova o o controle deslizante apenas o necessário, porque aumentar a precisão da superfície reduz o desempenho.
-
Clique em OK
.