A ferramenta Costing ajuda a calcular quanto custará produzir a chapa metálica e as peças usinadas ao automatizar a estimativa de custos e o processo de cotação.
A ferramenta ajuda os projetistas a tomarem decisões de projeto com base no custo de produção e ajuda os fabricantes a criarem orçamentos para os clientes. Sempre que você altera um projeto, pode ver imediatamente os custos novos e atualizados, além da discriminação detalhada dos custos. Adicionalmente, você pode gerar relatórios de custos automatizados.
A ferramenta Costing é orientada pelas informações de fabricação e materiais nos templates que determinam os custos de fabricação. Nos templates, você pode especificar o material utilizado para criar a peça, os processos de fabricação (como corte a laser, curvaturas ou fresamento) e os custos associados a esses materiais e a operações de fabricação. Os templates também permitem criar operações personalizadas como embalagem, entrada de ERP, pintura ou limpeza.
Costing atende a diferentes audiências:
- Projetistas: Costing fornece estimativas do "quanto deve custar" as peças a serem fabricadas. Costing pode comparar modelos, assim é possível tomar decisões com base em custos desde cedo no processo de design. Você pode experimentar cenários "de probabilidade", seja pela remoção de recursos, alteração de materiais ou uso de diferentes processos de fabricação para verificar como afetará os custos. É possível repetir as estimativas de custos porque os resultados tem como base os dados nos templates, assim você sempre pode usar as mesmas informações para calcular os custos.
- Fabricantes: Costing cria orçamentos precisos com base em materiais, processos e outros custos associados necessários para fabricar as peças. Costing agiliza o processo de orçamento em comparação a métodos manuais, ao dispensar o uso de planilhas eletrônicas, recursos de contagem e estimativa de materiais. Costing ajuda a eliminar erros e fornece um sistema de orçamentos preciso e passível de repetição, que você pode atualizar sempre que houver novo material ou os custos de mão de obra precisarem de revisão.
A ferramenta Costing é dividida em duas capacidades funcionais:
- Sheet Metal Costing
- Use a ferramenta Sheet Metal Costing
para peças fabricadas a partir de chapas metálicas. Para usar essa ferramenta, a peça deve conter recursos de chapas metálicas, tais como flanges, dobras e ferramentas de conformação. Recursos como furos e cortes são reconhecidos como atalhos de corte de fabricação para operações como corte a laser, jato de água e plasma.
- Machining Costing
- Use a ferramenta Machining Costing
para peças usinadas de material em bloco sólido e de estoque de placas. Peças usinadas de blocos usam técnicas de fabricação como fresagem e perfuração. Peças feitas de placas usam técnicas de fabricação como corte a laser, jato de água e plasma, além de fresagem e perfuração.
Os custos calculado pela ferramenta Costing são tão precisos quanto os dados em seus templates. Embora o SolidWorks forneça templates pré-preenchidos, é melhor criar templates personalizados com base em seus custos de fabricação. É recomendável trabalhar com departamentos de fabricação internos e fornecedores de fabricação externos para criar templates personalizados que reflitam os custos reais.