Ocultar Sumário

Como funciona o Esquema de dimensão automática

O processo a seguir ocorre após você definir as opções do PropertyManager de Esquema de dimensão automática e clicar em .

I. Quando você seleciona Todos os recursos em Escopo, a primeira etapa realizada é o reconhecimento de recursos para deduzir os recursos de fabricação . Durante o reconhecimento de recursos:

  1. Todos os recursos preexistentes ficam inalterados. Eles não são colocados em um padrão recém-definido nem suas faces são usadas para definir outro recurso. Por exemplo, se um furo fosse transformado em referência, ele não seria adicionado a um padrão de furos recém-definido, nem um plano definido como referência seria usado para definir uma ranhura.

  2. Os Filtros de recurso são observados.

  3. Os recursos são estabelecidos através da priorização de recursos de modelagem em relação aos recursos reconhecidos através da topologia. Por exemplo, os recursos de Assistente de Perfuração, filete ou chanfro do SolidWorks têm maior prioridade.

  4. Os recursos são definidos através da priorização de recursos complexos em relação aos recursos simples. Por exemplo, o reconhecimento de um rebaixo, ranhura ou bolsão tem precedência em relação a um plano ou furo simples.

O reconhecimento de recursos não reconhece os seguintes tipos de recurso:

  • Furo composto ou plano composto

  • Plano ou ponto de interseção

  • Largura

Se necessário, estes devem ser definidos como recursos preexistentes antes de executar o Esquema de dimensão automática.

II. Geração dos esquemas de tolerância para o conjunto de recursos, levando em consideração o Tipo de peça e o Tipo de tolerância em Configurações.

  1. Quando você seleciona o Tipo de tolerância Geométrico, o processo é iniciado pela aplicação das tolerâncias necessárias para o inter-relacionamento dos recursos referenciais, que podem ser uma combinação de tolerâncias de orientação, posição e perfil de superfície.

  2. As tolerâncias de tamanho são aplicadas a todos os recursos de tamanho, incluindo todos os tipos de furo, ranhura, entalhe, filete, chanfro, largura preexistente e aqueles incluídos em recursos de padrão.

  3. As dimensões e tolerâncias são aplicadas para localizar cada recurso e padrão, com base no tipo de tolerância selecionado:

    1. Mais e menos

As dimensões mais e menos adequadas são aplicadas para localizar todos os recursos, incluindo os preexistentes.

  • Os relacionamentos entre os recursos de referência e os recursos de tolerância nem sempre se prestam às técnicas de dimensionamento padrão. Por exemplo, furos não paralelos aos recursos de referência não podem ser localizados explicitamente por dimensões. Esses recursos normalmente precisam de dimensões para serem dirigidos à interseção entre seus eixos e outro recurso, como um plano (ponto de interseção). Você precisa estabelecer esses relacionamentos manualmente usando a ferramenta Local .

  • Os recursos de superfície não são considerados.

  1. Geométrico

    1. As tolerâncias são aplicadas para inter-relacionar os recursos de referência. Por exemplo, se os recursos referenciais forem três planos perpendiculares entre si, é aplicada uma tolerância de planeza ao recurso referencial primário, uma tolerância de perpendicularidade é aplicada ao recurso referencial secundário relativo ao referencial A, e uma tolerância de perpendicularidade é aplicada ao recurso referencial terciário relativo aos referenciais A e B.

    2. As tolerâncias de posição e batimento circular são aplicadas a todos os recursos de tamanho, incluindo todos os tipos de furo, ranhura, entalhe, filete, chanfro e largura preexistente.

    3. As tolerâncias de perfil de superfície são aplicadas para localizar bolsões e superfícies.

    4. As dimensões mais e menos são aplicadas para localizar todos os recursos de plano individuais, incluindo os recursos preexistentes de linha, plano e ponto de interseção.

III. Criação dos itens de exibição para as dimensões e tolerâncias e sua inclusão em vistas de anotação apropriadas, levando em consideração o tipo de peça, os planos de esboço usados para definir a geometria do recurso e as vistas de anotação preexistentes.

  1. É criado um item de exibição para cada dimensão e tolerância.

  2. Os grupos de tolerância são definidos. Por exemplo, as tolerâncias de tamanho, referência e geométrica são agrupadas como aplicável.

  3. Os itens de exibição são colocados na vista de anotação apropriada. As vistas de anotação ativa e preexistente recebem a maior prioridade. Se essas vistas de anotação não forem adequadas, são criadas novas vistas de anotação. O layout das dimensões determina a direção do esboço. O exemplo abaixo mostra a mesma peça, mas cada esboço foi extrudado ao longo de um eixo diferente:

    eixo-X

    eixo-Z

    eixo Z

  1. As dimensões duplicadas são agrupadas e as contagens de instância, aplicadas.

  2. As dimensões e tolerâncias são detalhadas com o objetivo de fornecer uma visão clara de cada anotação.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Como funciona o Esquema de dimensão automática
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.