Ocultar Sumário

Detecção de modos de corpos rígidos

O utilitário de corpos sem restrição detecta quaisquer modos de corpo rígido (ou livre) que não são adequadamente compatíveis com acessórios, conectores ou condições de contato.

Em um estudo estático, abra o PropertyManager de Plotagem da visualização da ligação e clique na guia Corpos sem restrições.

Recomenda-se definir materiais realistas, cargas e condições de limite no seu modelo, antes de executar o utilitário de corpos sem restrição. As propriedades do estudo devem refletir, do modo mais preciso possível, as cargas operacionais e condições de limite do modelo que você está tentando analisar.

O utilitário de corpos sem restrição pode detectar singularidades locais (elementos com rigidez zero ou quase zero) na matriz de rigidez global decomposta que pode indicar um movimento do corpo rígido. O algoritmo é capaz de detectar situações em que o contraste entre termos de rigidez vizinhos na matriz de rigidez global é legitimamente muito grande e, necessariamente, não leva a singularidades. Esses modelos podem incluir:
  • Peças com geometria cônica onde a rigidez se altera significativamente através do perfil da peça.
  • Montagens com peças que possuem grandes diferenças em suas propriedades de rigidez do material.
  • Peças com rigidez extrema localizada nos locais onde os conectores ou cargas remotas são aplicados.
  • Peças finas modeladas como cascas que tem inerentemente rigidez rotacional muito pequena.
Os casos acimas não são tratados como fontes de singularidade para a matriz de rigidez global pelo utilitário de corpos sem restrição, se as peças tiverem restrições suficientes.

Para cada parte de um modelo de montagem, o algoritmo verifica a existência de traduções e rotações livres na direção global X, Y e Z. Também é capaz de detectar problemas de instabilidade em montagens com mecanismos de corrente (ou dobradiça) entre as peças. Nos casos em que o programa detecta os modos de corpo livre, ele anima esses modos em conformidade por meio do ajuste da rigidez e força correspondentes nessa direção para produzir uma resposta limitada que reflete um movimento rígido (ou de corpo livre).

Recomenda-se estabilizar os modos de corpo livre detectados das peças com as restrições translacionais ou rotacionais apropriadas, antes de prosseguir com a análise.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Detecção de modos de corpos rígidos
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2016 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.