Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand SOLIDWORKS MBDSOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand SOLIDWORKS SustainabilitySOLIDWORKS Sustainability
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Convecção

Convecção é o modo de transferência de calor no qual o calor é transferido entre uma face sólida e um fluido (ou gás) adjacente em movimento. A convecção possui dois elementos:
  • Transferência de energia devido à movimentação molecular (difusão) e
  • Transferência de energia por movimentação volumétrica ou macroscópica do fluido (advecção).

O mecanismo da convecção pode ser explicado da maneira a seguir: à medida que a camada do fluido adjacente à superfície quente aumenta de temperatura, sua densidade diminui (sob pressão constante, a densidade é inversamente proporcional à temperatura) e se torna flutuante. Um fluido mais frio (mais pesado) próximo à superfície substitui o fluido mais quente e um padrão de circulação é formado.

A taxa de troca de calor entre um fluido de temperatura Tf e uma face de um sólido de área A na temperatura Ts obedece a lei de resfriamento de Newton, que pode ser descrita como:

Qconvenção = h A (Ts - Tf)

onde h é o coeficiente de transferência de calor por convecção. As unidades de h são W/m2.K ou Btu/s.pol2.F. O coeficiente de transferência de calor por convecção (h) depende da movimentação, geometria e propriedades físicas e termodinâmicas do fluido.

Geralmente, há dois modos de transferência de calor por convecção:

Convecção natural (livre)

O movimento do fluido adjacente a uma face sólida é causado por forças de flutuação induzidas pelas alterações na densidade do fluido devido às diferenças de temperatura entre o sólido e o fluido. Quando uma chapa quente é deixada para esfriar ao ar livre, as partículas de ar adjacentes à face da chapa esquentam, sua densidade diminui e, portanto, elas se movimentam para cima.

Convecção forçada

Um meio externo, como um ventilador ou bomba, é usado para acelerar o fluxo do fluido na face do sólido. O rápido movimento das partículas do fluido na face do sólido maximiza o gradiente de temperatura e aumenta a taxa de troca de calor. Na imagem a seguir, o ar é forçado sobre uma chapa quente.

Coeficiente de calor de convecção

A lei de resfriamento de Newton afirma que a taxa de transferência de calor que passa uma superfície na temperatura Ts para um fluido circundante na temperatura Tf é dada pela equação:

Qconvenção = h A (Ts - Tf)

onde o coeficiente de transferência de calor usa as unidades W/m2.K ouBtu/s.in2.F. O coeficiente h não é uma propriedade termodinâmica. É uma correlação simplificada entre o estado do fluido e as condições do fluxo; portanto, geralmente é chamado de propriedade de fluxo.

A convecção está associada ao conceito de camada de limite, que é uma fina camada de transição entre uma superfície que se pressupõe adjacente a moléculas estacionárias e o fluxo do fluido circundante. Isso é ilustrado na figura a seguir, do fluxo sobre uma chapa plana.

Onde u(x,y) é a velocidade na direção x. A região até a extremidade externa da camada de fluido, definida como 99% da velocidade de fluxo livre, é chamada de espessura da camada limite do fluido d(x).

Um esboço semelhante poderia ser feito com a transição de temperatura, da temperatura da superfície para a temperatura ambiente. Um diagrama da variação de temperatura é mostrado na figura seguinte. Observe que a espessura da camada limite térmica não é necessariamente igual à do fluido. As propriedades do fluido que faz com que o número de Prandtl controle a magnitude relativa de dois tipos de camadas de limite. Um número de Prandtl (Pr) igual a 1 indicaria o mesmo comportamento para ambas as camadas.

Pressupõe-se que o mecanismo real de transmissão de calor através da camada limite seja a condução, na direção y, através do fluido estacionário próximo a parede, sendo igual à taxa de convecção da camada limite até o fluido. Isso pode ser escrito como:

h A (Ts - Tf) = - k A (dT/dy)s

Assim, o coeficiente de convecção em uma dada situação pode ser avaliado pela medição da taxa de transferência de calor e a diferença de temperatura, ou pela medição do gradiente de temperatura adjacente à superfície e a diferença de temperatura.

A medição de um gradiente de temperatura em uma camada limite requer alta precisão que geralmente é obtida num laboratório de pesquisas. Vários manuais contêm tabelas de valores dos coeficientes de transmissão de calor por convecção para diversas configurações.

A tabela a seguir mostra alguns valores típicos para o coeficiente de transferência de calor por convecção:

Médio Coeficiente de transferência de calor h (W/m2.K)
Ar (convecção natural) 5-25
Ar/vapor superaquecido (convecção forçada) 20-300
Óleo (convecção forçada) 60-1800
Água (convecção forçada) 300-6000
Água (fervente) 3000-60,000
Vapor (em condensação) 6000-120,000

Número de Prandtl

O número de Prandtl é um parâmetro que relaciona a espessura das camadas de limite térmico e velocidade, dado por:

where ν is the kinematic viscosity, α is the thermal diffusivity, ρ is the fluid density, κ is the fluid thermal conductivity, and cp is the fluid heat capacity at constant pressure.

A viscosidade cinemática n de um fluido revela informações sobre a taxa com qual o momento pode ser difundido pelo fluido devido à movimentação molecular. A difusividade térmica a revela informações sobre a difusão de calor no fluido. Portanto, a relação entre essas duas quantidades expressa as magnitudes relativas das difusões de momento e calor no fluido.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Convecção
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2017 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.