Antes de gerar a malha, você pode verificar a geometria de uma peça em busca de pequenos recursos que possam falhar para gerar a malha, como arestas curtas, faces estreitas, faces pequenas, cantos agudos. O utilitário de Análise de geometria do SOLIDWORKS identifica esses recursos.
Para executar a Análise de geometria para uma peça:
- Clique em Análise de geometria
(barra de ferramentas Ferramentas) ou em
Análise de geometria.
A Análise de geometria identifica estas entidades: faces lascadas, faces pequenas, arestas curtas, arestas e vértices de faca (agudos), e arestas e faces descontínuas.
Para obter mais informações sobre essas entidades, consulte a Ajuda on-line do SOLIDWORKS: Opções de análise de geometria.
-
Você pode especificar valores de parâmetros de controle para identificar estas entidades geométricas. Por exemplo, você pode especificar o comprimento máximo para arestas curtas. Como regra geral, o valor de comprimento para os três parâmetros de Geometria insignificante (arestas curtas, faces pequenas, faces lascadas) deve ser o mesmo.
A função Análise de geometria detecta automaticamente todos os recursos de geometria insignificantes classificados por tipo. Verifique os recursos detectados e tente resolver os problemas de modelagem subjacentes.
-
Por exemplo, meça a aresta mais curta significativa no seu modelo. Em alguns modelos, a menor aresta significativa é a espessura da placa, um chanfro ou um diâmetro do furo. Divida esse valor de comprimento por dois. Digite o novo valor como o parâmetro de controle para os valores Comprimento da aresta, Todos os comprimentos da aresta e Largura da face.
Para ângulos agudos, o valor padrão de cinco graus é bom para a maioria dos casos.
- Se você não puder remover alguns pequenos recursos da geometria, use um valor de tolerância para a geração de malha ligeiramente mais alta do que seu tamanho.
Se a distância entre dois nós for menor do que esse valor de tolerância, o gerador de malha mescla esses nós e a geração de malha é bem-sucedida.