PropertyManager de Posicionamento - Guia Posicionamentos

Adicione ou edite posicionamentos na guia Posicionamentos do PropertyManager de Posicionamento.

Para abrir o PropertyManager de Posicionamento, siga um destes procedimentos em uma montagem:

  • Adicione um posicionamento clicando em Posicionamento (barra de ferramentas Montagem) ou Inserir > Posicionamento.
  • Edite um posicionamento expandindo a pasta Posicionamentos na Árvore de projeto do FeatureManager. Clique com o botão direito em um ou mais posicionamentos e selecione Editar recurso.

Seleções de posicionamento

Para Posicionamentos avançados e Posicionamentos mecânicos, outros campos aparecem em Seleções de posicionamento, dependendo do tipo de posicionamento. Consulte os tópicos de ajuda separados para o tipo de posicionamento que você está criando.

Entidades a posicionar Selecione faces, arestas, planos, etc. para o quais você quer definir um posicionamento conjunto.

Use a tecla Alt para temporariamente ocultar uma face quando for necessário selecionar uma face obscurecida para posicionamentos.

Quando a opção Otimizar a substituição do componente ao adicionar posicionamentos estiver ativada, os componentes serão colocados em posições mais lógicas na tela e em relação aos outros componentes quando você criar posicionamentos. Para desativar essa opção, clique em Ferramentas > Opções > Opções do sistema > Montagens e desmarque a opção.

Modo de posicionamento múltiplo Posiciona vários componentes para uma referência comum, em uma única operação. Os seguintes campos e opções aparecem:
Referências comuns Selecione a entidade em relação à qual deseja posicionar vários outros componentes.
  Referências de componentes Selecione entidades em dois ou mais outros componentes para adicionar à referência comum. Um posicionamento é adicionado a cada componente.
  Criar pasta de multiposicionamento Agrupa os posicionamentos resultantes em uma pasta Multiposicionamentos . É possível alterar a referência comum, o tipo de posicionamento ou a distância de todos os posicionamentos da pasta em uma única operação. Caso contrário, uma série de posicionamentos individuais será adicionada ao modelo.
  Vincular dimensões (Disponível somente para posicionamentos Distância e Ângulo em uma pasta de multiposicionamentos.) Vínculos para dimensões. O nome variável na caixa de diálogo Valores compartilhados é o mesmo da pasta de multiposicionamentos.
Você pode remover um posicionamento da pasta de multiposicionamentos clicando nele com o botão direito e selecionando Remover do multiposicionamento. Você pode remover todos os posicionamentos da pasta de multiposicionamentos clicando com o botão direito na pasta e selecionando Dissolver multiposicionamento. Os posicionamento são exibidos na pasta Posicionamentos e não têm mais uma associação multiposicionamento entre si.

Posicionamentos padrão

Todos os tipos de posicionamento são sempre exibidos no PropertyManager, mas somente os posicionamentos aplicáveis às seleções atuais estão disponíveis.

Coincidente Posiciona as faces, arestas e planos selecionados (combinados entre si ou com um único vértice) de modo que eles compartilhem o mesmo plano infinito. Posiciona dois vértices para que se toquem.
Alinhar eixos (Disponível quando se aplica um posicionamento coincidente entre origens e sistemas de coordenadas.) Restringe totalmente o componente.
Paralela Posiciona os itens selecionados de modo que permaneçam a uma distância constante um do outro.
Perpendicular Posiciona os itens selecionados em um ângulo de 90° em relação um ao outro.
Tangente Posiciona os itens selecionados tangentes entre si (pelo menos uma seleção precisa ser uma face cilíndrica, cônica ou esférica).
Concêntrico Posiciona as seleções de modo que elas compartilhem a mesma linha de centro. Para evitar a rotação em posicionamentos concêntricos, depois de selecionar a geometria de posicionamento, selecione Bloquear rotação.
Se você tem componentes com dois furos, é possível posicionar os componentes mesmo quando a distância entre os furos não é a mesma criando um posicionamento desalinhado. Selecione um tipo de desalinhamento:
Alinhar esse posicionamento Resolve o primeiro posicionamento concêntrico exatamente e aplica todo o desalinhamento ao posicionamento concêntrico vinculado.
Alinhar posicionamento vinculado Resolve o posicionamento concêntrico vinculado exatamente e aplica todo o desalinhamento ao primeiro posicionamento concêntrico.
Simétrico Aplica metade do desalinhamento a cada posicionamento concêntrico.

Especifique o valor de Desvio máximo caso não queira usar o valor definido nas propriedades do documento. Para alterar o valor de Desvio máximo, desmarque a opção Usar propriedades do documento.

A seção Resultado lista os posicionamentos desalinhados em que os posicionamentos são desalinhados simétricos ou apenas um dos posicionamentos está desalinhado.

Ao usar posicionamentos concêntricos desalinhados, clique em Remover vínculo entre posicionamentos para reverter o posicionamento concêntrico.

Os posicionamentos desalinhados são exibidos em uma pasta Desalinhado , na pasta Posicionamentos.

Bloquear Mantém a posição e a orientação entre dois componentes.
Distância Posiciona os itens selecionados com a distância especificada entre eles.
Ângulo Posiciona os itens selecionados no ângulo especificado em relação um ao outro.
  Alinhamento do posicionamento: Alterna o alinhamento do posicionamento.
Alinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam na mesma direção.
Antialinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam em direções opostas.
Você pode controlar o valor dos posicionamentos de distância e ângulo em uma tabela de projeto. O cabeçalho da coluna na tabela de projeto usa a sintaxe $ESTADO@nome_do_posicionamento . Exemplo:$ESTADO@Coincidente3 Insira o valor da dimensão nas células do corpo da tabela. Consulte Dimensões em configurações.

Posicionamentos avançados

Centro do perfil Alinha perfis retangulares e circulares centralmente uns aos outros e define completamente os componentes.
Simétrico Força duas entidades semelhantes a serem simétricas em relação a um plano ou uma face plana.
Largura Restringe uma guia entre duas faces planas.
Posicionamento de caminho Restringe o ponto selecionado de um componente a um caminho.
Acoplador linear/linear Estabelece um relacionamento entre a translação de um componente e a translação de outro componente.
Limite Permite que os componentes sejam movidos dentro de um intervalo de valores para posicionamentos de distância e ângulo.
  Alinhamento do posicionamento: Alterna o alinhamento do posicionamento.
Alinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam na mesma direção.
Antialinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam em direções opostas.

Posicionamentos mecânicos

Came Força um cilindro, plano ou ponto a ser coincidente ou tangente a uma série de faces tangentes extrudadas.
Ranhura Restringe o movimento de um parafuso ou de uma ranhura dentro do furo de uma ranhura.
Articulação Limita o movimento entre dois componentes a um grau de liberdade rotativo.
Engrenagem Força dois componentes a girarem em relação um ao outro, em torno dos eixos selecionados.
Pinhão e cremalheira A translação linear de uma peça (a cremalheira) provoca a rotação circular de outra peça (o pinhão) e vice-versa.
Parafuso Restringe dois componentes a serem concêntricos e também adiciona um relacionamento de passo entre a rotação de um e a translação do outro.
Junta universal A rotação de um componente (o eixo de saída) em torno do seu eixo é acionada pela rotação de outro componente (o eixo de entrada) em torno do seu eixo.
  Alinhamento do posicionamento:
Alinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam na mesma direção.
Antialinhado Os vetores normais às faces selecionadas apontam em direções opostas.

Posicionamentos

A caixa Posicionamentos contém todos os posicionamentos adicionados enquanto o PropertyManager está aberto, ou todos os posicionamentos que você está editando. Quando há vários posicionamentos na caixa Posicionamentos, você pode selecionar um para editar.

Para editar mais de um posicionamento por vez, selecione múltiplos posicionamentos na árvore de projetos do FeatureManager, clique com o botão direito e selecione Editar recurso.. Todos os posicionamentos são exibidos na caixa Posicionamentos.

Opções

Adicionar à nova pasta. Quando selecionado, os novos posicionamentos são exibidos em uma pasta dentro da pasta Posicionamentos, na árvore de projetos do FeatureManager. Quando desmarcado, os novos posicionamentos são exibidos na pasta Posicionamentos.
Exibir diálogo instantânea Quando selecionado, a barra de ferramentas instantânea Posicionar é exibida quando você adiciona posicionamentos padrão. Quando desmarcado, você adiciona posicionamentos padrão no PropertyManager.
Exibir visualização Quando selecionado, é exibida a visualização do posicionamento quando você faz seleções suficientes para um posicionamento válido.
&Usar só para posicionar Quando selecionado, os componentes são movidos para a posição definida pelo posicionamento, mas ele não é adicionado à árvore de projetos do FeatureManager. Um posicionamento é exibido na caixa Posicionamentos para que você possa editar e posicionar os componentes, mas nada aparece na árvore de projetos quando você fecha o PropertyManager de Posicionamento.
A caixa de seleção Usar apenas para posicionamento é uma alternativa para adicionar vários posicionamentos e, posteriormente, excluí-los da árvore de projetos do FeatureManager.
Tornar a primeira seleção transparente Aplica transparência ao primeiro componente que você selecionar para facilitar a seleção do segundo. Esta opção é útil quando o segundo componente está atrás do primeiro.