Visão geral das ferramentas de projeto de ferramentaria e estamparia

Esta visão geral lista as tarefas de projeto de estamparia mais comuns e as soluções do SOLIDWORKS que ajudam a executá-las.

Categorias de tarefas

Importar modelos de outros aplicativos

Tarefas Soluções
No software SOLIDWORKS. abra um modelo criado em uma plataforma CAD diferente. Use as ferramentas Importar/Exportar para importar modelos de outros aplicativos para o software SOLIDWORKS.
Verificar se há problemas com o modelo importado (espaçamentos, faces com falhas) e corrigir os problemas encontrados. Use Diagnósticos de importação (barra de ferramentas Ferramentas) para diagnosticar e reparar espaçamentos e faces com falhas nos recursos importados.

Use Verificar (barra de ferramentas Ferramentas) para examinar o modelo importado.

Use Restaurar arestas (barra de ferramentas Recursos) para reparar arestas curtas em recursos importados.

Se as falhas forem muito graves para serem corrigidas com a ferramenta Diagnóstico, aplique estas soluções:

  • Mover face (barra de ferramentas Recursos). Aplica offset, translada e gira faces e recursos diretamente nos modelos de sólidos ou superfícies.
  • Excluir face (barra de ferramentas Superfícies). As opções disponíveis são:
    Excluir Exclui uma face de um corpo de superfície ou exclui uma ou mais faces de um corpo sólido para criar superfícies.
    Excluir e remendar Exclui uma face de um corpo sólido ou de superfície e automaticamente remenda e apara o corpo.
    Excluir e preencher Exclui as faces e gera uma única face para fechar qualquer espaçamento.
  • Superfície preenchida (barra de ferramentas Superfícies). Constrói um remendo de superfície com qualquer número de faces, dentro de um limite definido pelas arestas, esboços ou curvas existentes do modelo.
  • Substituir face (barra de ferramentas Superfícies). Substitui faces em um corpo sólido ou de superfície com novos corpos de superfície.
  • Outras ferramentas de superfície. Consulte Barra de ferramentas Superfícies.
Importar a geometria de outros aplicativos como geometria de referência em documentos de peça do SOLIDWORKS. Geometria importada importa superfícies, sólidos, esboços, curvas e modelos de gráficos como geometria de referência em documentos de peça.
Substituir um corpo importado por outro para aceitar alterações do projeto. Editar um corpo ou recurso importado em uma peça clicando com o botão direito e selecionando Editar recurso.
Alterar os recursos de um modelo importado para recursos reconhecíveis pelo SOLIDWORKS. Usar o FeatureWorks. Clique em Inserir > FeatureWorks e depois clique em Reconhecer recursos ou em Opções.

Para obter mais informações sobre o FeatureWorks, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial FeatureWorks.

Converter um desenho 2D importado em um modelo 3D. Use ferramentas para conversão de 2D em 3D.
Inserir um arquivo DXF ou DWG como um esboço em um documento de peça do SOLIDWORKS. Inserir > DXF/DWG insere um arquivo DXF ou DWG diretamente no documento de peça do SOLIDWORKS atual. É possível usar os esboços inseridos para modificar a peça.

Manter relações entre peças

Tarefas Soluções
Criar uma peça de ferramenta que use a geometria da peça do cliente para definir recursos. Use uma das seguintes técnicas:

Para obter mais informações sobre ferramentas de projeto de molde, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Projeto de molde.

Tornar a geometria da peça do cliente disponível em uma montagem. Em um documento de montagem, insira a peça do cliente como um componente. Em seguida, crie peças no contexto da montagem, usando a geometria da peça do cliente para definir a peça de ferramenta na montagem.
Definir a forma geral da ferramenta e, em seguida, dividi-la em partes independentes. Use Dividir para dividir uma peça em múltiplos corpos. É possível salvar cada corpo em um documento de peça independente e, em seguida, formar uma montagem de peças novas.

Para obter mais informações sobre manutenção de associação durante a divisão de peças, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Projeto de produto moldado - Avançado.

Usar um layout para definir o local de cada componente na montagem. Em um documento de montagem, crie um esboço de layout de montagem para verificar se os componentes estão posicionados corretamente.
Usar a geometria existente em uma peça ou montagem para definir curvas em um esboço para a nova geometria. Converter entidades projeta uma aresta existente, um loop, uma face, uma curva, um contorno de esboço externo, conjuntos de arestas ou de curvas no plano de esboço. As relações são criadas automaticamente causando a atualização da nova curva se a entidade original for alterada.

Trabalhar com esboços e peças

Tarefas Soluções
Criar peças. Crie esboços e adicione formas (denominadas recursos) para criar peças.
Projetar peças de chapa metálica. Use as ferramentas de chapa metálica para criar peças de chapa metálica. Você pode também usar Converter em chapa metálica .

Para saber mais sobre chapas metálicas, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Chapa metálica.

Criar várias versões de peças ou montagens em um único documento. Criar diferentes configurações de uma peça em um único documento. Você pode criar configurações usando os seguintes métodos:

Para saber mais sobre criação de configurações usando tabelas de projeto, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Tabelas de projeto.

Determinar o volume e a massa das peças. Propriedades de massa calcula as propriedades da peça, como densidade, massa, volume, etc.
Esboçar curvas de spline para usar na criação de um sólido ou uma superfície. Use splines 2D e splines 3D. Na definição de splines, é possível usar:
  • Pentes de curvatura para visualizar a inclinação e a curvatura de elementos do esboço.
  • Pontos de inflexão para exibir onde a concavidade de um spline é alterada.
  • Raio mínimo para identificar a curva com o menor raio e exibir sua medida radial.
Criar geometrias complexas. As ferramentas do SOLIDWORKS que podem ser usadas para criar geometrias complexas incluem:
  • Ressalto/base limite (barra de ferramentas Recursos) O recurso de limite cria recursos de ressalto/base e corte de sólidos semelhantes aos recursos de extrusão, loft, revolução e varredura de sólidos. Os limites produzem recursos precisos de altíssima qualidade, úteis na criação de formas complexas para projetos de produtos de consumo e para as áreas médica, aeroespacial e de moldes.
  • Deformar (barra de ferramentas Recursos). Altera a forma de superfícies complexas ou modelos sólidos, sejam quais forem os limites de esboço ou recursos usados para criar os modelos.
  • Endentar (barra de ferramentas Recursos). Cria um bolso com offset ou uma protusão em um corpo alvo que coincide exatamente com o contorno do corpo de ferramenta selecionado, usando valores de espessura e folga para criar o recurso.
  • Flexionar (barra de ferramentas Recursos). Deforma modelos complexos de uma maneira intuitiva por dobra, torção, afunilamento e alongamento.
  • Envolver (barra de ferramentas Recursos). Envolve um esboço formando uma face.
  • Substituir face (barra de ferramentas Superfícies). Substitui faces em um corpo sólido ou de superfície com novos corpos de superfície.
  • Curva de interseção (barra de ferramentas Esboço). Abre um esboço e cria uma curva esboçada na interseção, como entre um plano e uma superfície, uma superfície e uma peça, duas superfícies etc.
  • Curva composta (barra de ferramentas Curvas). Cria uma curva combinando curvas selecionadas, geometria de esboço e arestas de modelo em uma única curva.
Criar uma geometria de sólido a partir de um modelo de superfície. Use Espessamento (barra de ferramentas Recursos) para dar espessura às superfícies formando sólidos ou criar sólidos a partir de volumes contidos.

Trabalhar com montagens

Tarefas Soluções
Acionar um projeto de peça ou montagem usando um layout. Em uma montagem, crie um esboço de layout de montagem para verificar se os componentes estão posicionados corretamente.
Adicionar peças a uma montagem. Crie uma nova montagem a partir de uma peça ou montagem existente usando Criar montagem a partir da peça/montagem . Em seguida, use vários métodos para adicionar componentes à montagem.

É possível também criar uma peça no contexto de uma montagem, o que permite usar a geometria de outros componentes da montagem durante o projeto da peça. A nova peça é salva dentro do arquivo da montagem como um componente virtual. Você pode salvar a nova peça em um arquivo de peça separado para poder modificá-la independentemente da montagem.

Para obter mais informações sobre montagens, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Lição 2 - Montagens.

Substituir um componente por outro. Use Substituir Componentes para substituir os componentes e atualizar o conjunto.
Manipular o local, a orientação e os estados de exibição dos componentes. Use Mover componente e Girar componente para mover os componentes da montagem.

Use os Estados de exibição para especificar um modo de exibição individual (Estrutura de arame, Linhas ocultas removidas etc.) para cada componente da montagem.

Controlar o movimento da montagem e definir a intenção do projeto.

Por exemplo, você pode restringir um eixo para que ele permaneça concêntrico ao cilindro que ele move.

Use as ferramentas de posicionamento para adicionar relações de posicionamento que controlam o movimento das peças:

Posicionamentos padrão definem relações de posicionamento padrão entre os componentes; por exemplo, concêntrico, paralelo, perpendicular etc.

Posicionamentos de engrenagem controlam a rotação de um componente em relação a outro.

Posicionamentos de bloqueio mantém a posição e orientação entre dois componentes.

Posicionamentos de pinhão e cremalheira permitem que a translação linear de um componente (cremalheira) cause a rotação circular de outro componente (pinhão) e vice-versa.

Posicionamentos de limite limitam o movimento do componente a um intervalo especificado.

Posicionamentos de largura centralizam uma guia na largura de uma ranhura.

SmartMates (Posicionamentos inteligentes) adicionam posicionamentos automaticamente quando você arrasta os componentes para suas posições.

Posicionamentos de caminho restringem o ponto selecionado de um componente a percorrer um caminho específico.

Posicionamentos de junta universal acionam a rotação do eixo de transmissão de saída de uma junta universal fazendo o eixo de transmissão de entrada girar.

Posicionamentos de Articulação limitam o movimento entre dois componentes a um grau de liberdade rotativo.

Para saber mais sobre posicionamentos, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Posicionamentos de montagem.

Criar furos e adicionar componentes de fixação. Crie furos para componentes de fixação com a ferramenta Assistente de furação e use os componentes de fixação inteligentes para adicionar automaticamente componentes de fixação padrão aos furos.

É possível acessar uma biblioteca personalizável de peças padrão usando o suplemento Biblioteca do SOLIDWORKS Toolbox. Selecione um padrão e o tipo de peça que quer inserir, depois arraste o componente para dentro da montagem. Para obter detalhes, consulte a Ajuda do Toolbox.

Clique em Ferramentas > Suplementos e selecione Biblioteca do SOLIDWORKS Toolbox para ativar esse suplemento.

Para saber mais sobre o SOLIDWORKS Toolbox, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Toolbox.

Criar Componentes inteligentes requer a adição dos componentes e recursos associados como parafusos e furos de suporte. Quando você insere um Componente inteligente em uma montagem, pode escolher se os componentes e recursos associados serão ou não inseridos.

Para saber mais sobre os Componentes inteligentes, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Componentes inteligentes.

Construir montagens modulares eficientes usando submontagens. Consulte Trabalhar com submontagens para ver as dicas e explorar os links de tópicos relacionados.
Solucionar problemas ocorridos durante a movimentação dos componentes da montagem, como colisões. Use a ferramenta Detecção de interferência para verificar um arquivo de componentes que interferem entre si. Uma lista apresenta os nomes dos componentes que interferem entre si e o volume da interferência. A área de interferência é realçada na área de gráficos.

Use a opção Detecção de colisão quando mover ou girar componentes para detectar se vários componentes estão colidindo.

Use Verificação de folga para verificar a distância mínima entre os componentes selecionados.

Se houver problemas com os posicionamentos que dificultam o movimento da montagem, use o MateXpert para identificar quais são os problemas.

Maximizar o desempenho de grandes montagens. Use componentes de peso-leve, que carregam somente um subconjunto de dados do modelo na memória. Os dados restantes do modelo são carregados quando necessário. Também é possível abrir submontagens como componentes peso-leve.

Use as Configurações de montagem grande para maximizar as configurações das opções do sistema para grandes montagens.

Use o SpeedPak para criar uma representação simplificada de uma montagem sem perder as referências. O SpeedPak pode melhorar significativamente o desempenho quando você trabalha com montagens grandes e complexas e desenhos relacionados.

Simplifique as montagens e crie variações dos projetos de montagens com as configurações de componentes.

Visualizar o projeto

Tarefas Soluções
Alterar a cor de uma peça ou torná-la transparente. Editar aparência (barra de ferramentas Exibir) edita a aparência das entidades selecionadas ou do modelo inteiro e altera as propriedades ópticas, como transparência e brilho.
Tornar um componente de montagem transparente. Alterar transparência (barra de ferramentas Montagem) torna um componente da montagem 75% transparente. É possível também ocultar componentes temporariamente para permitir o trabalho com os componentes subjacentes.
Examinar a curvatura de uma peça ou montagem. Curvatura (barra de ferramentas Exibir) exibe uma peça ou montagem com superfícies em cores diferentes de acordo com o raio de curvatura local. É possível também exibir valores numéricos para curvatura e raio.
Verificar se há pequenas alterações, enrugamentos ou defeitos em uma superfície. Listras de zebra (barra de ferramentas Exibir) simula o reflexo de longas listras de luz sobre uma superfície muito brilhante. Elas permitem ver pequenas alterações em uma superfície que podem ser difíceis de identificar em uma exibição padrão, e determinar visualmente que tipo de limite (contato, tangente, ou curvatura contínua) existe entre as superfícies.
Criar uma vista de seção de uma peça ou montagem. Vista de seção (barra de ferramentas Exibir) exibe uma vista do corte do modelo com um plano através da peça ou montagem. Também é possível criar vistas de seção em desenhos.
Criar uma vista explodida de uma montagem. Use Vista explodida e arraste as peças na área de gráficos para criar uma vista explodida. É possível também animar a explosão e o recolhimento da montagem.
Verificar como um componente interage com outros componentes quando movido em uma montagem. Para verificar como os componentes interagem em uma montagem, use a opção Dinâmica física em Detecção de colisão. Quando se arrasta ou gira um componente, ela aplica uma força aos componentes que toca, o que possibilita ver o movimento real dos componentes da montagem.
Simular o efeito de motores, molas e gravidade na montagem. Para gravar e reproduzir uma simulação do movimento, use Simulação física. É possível adicionar elementos de simulação como molas, motores e gravidade que movem componentes.
Examinar uma montagem para ver se há interferências entre componentes. Use Detecção de interferência para verificar um arquivo de componentes que interferem entre si. O volume de interferência é realçado na área de gráficos.

Use Verificação de folga para verificar a distância mínima entre os componentes selecionados.

Simular o movimento de componentes. Para exibir movimentos de máquinas:
  • Para verificar como os componentes interagem enquanto você está criando a montagem, use a opção Dinâmica física, em Detecção de colisão. Quando você arrasta ou gira um componente, ele aplica uma força aos componentes com que está em contato, e você pode ver o movimento destes componentes de montagem.
  • Para gravar e reproduzir uma simulação de movimento, use o SOLIDWORKS Motion.
Você pode
  • Criar animações dos modelos, como rotação ou explosão, com o nível Movimento de montagens dos Estudos de movimento.
  • Adicione mais realismo e propriedades físicas à sua animação com o SOLIDWORKS Motion (disponível no SOLIDWORKS Premium). É possível adicionar Elementos de simulação para mover componentes, como molas, motores e gravidade, para controlar um movimento automatizado.

Para saber mais sobre estudos de movimento, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial Movimento de montagens.

Trabalhar com desenhos

Tarefas Soluções
Criar desenhos a partir de uma peça ou montagem. Use Criar desenho a partir de peça/montagem (barra de ferramentas Padrão) para criar um desenho.

Para obter mais informações sobre desenhos, clique em > Tutoriais > Todos os Tutoriais SOLIDWORKS e complete a Lição 3 - Tutoriais de desenhos e desenhos avançados.

Inserir um arquivo DXF ou DWG como um esboço em um documento de desenho do SOLIDWORKS. Use Inserir > DXF/DWG para inserir diretamente um arquivo DXF ou DWG no documento de desenho do SOLIDWORKS.
Adicionar vistas. O software SOLIDWORKS fornece ferramentas para criar várias vistas de desenho:

Adicione vistas de detalhe, vistas de seção vistas de corte e seções de corte parcial ao desenho.

Use Vistas de posição alternativa para sobrepor uma vista de desenho em outra com precisão. Use as vistas de posição alternativa para exibir o intervalo de movimento da montagem.

Adicionar dimensões e anotações de documentos de peça e montagem. Itens do modelo (barra de ferramentas Anotação) insere dimensões e anotações de documentos de peça e montagem no documento de desenho.
Adicionar anotações e balões às vistas. Adicione Marcas de centro Linhas de centro Símbolos de tolerância geométrica Notas , Símbolos de acabamento de superfície e outras anotações.

Especifique em Opções > Propriedades do documento > Padrões de rascunho os padrões de marcas de centro, linhas de centro, balões e dimensões a serem inseridas automaticamente quando uma vista é criada.

Use Balão automático para inserir balões automaticamente em um desenho.

Adicionar uma lista de materiais e outras tabelas. Use Lista de materiais para adicionar uma lista de materiais a um desenho.

Você pode criar listas de materiais nos arquivos de montagens. Depois de salvar a montagem, você pode inserir a lista de materiais (BOM) em um desenho referido.

É possível também adicionar tabelas de furos, tabelas de revisão e listas de corte de soldagem.

Gerenciamento de arquivos e colaboração

Tarefas Soluções
Gerenciar dados do produto e controlar as revisões. Use um dos seguintes suplementos de gerenciamento de dados de produtos (PDM):
  • SOLIDWORKS Enterprise PDM (instalação e licença independentes)

    Clique em Ferramentas > Suplementos e selecione SOLIDWORKS Enterprise PDM para ativar esse suplemento.

    Para saber mais sobre o SOLIDWORKS Enterprise PDM, depois de fazer o login em um vault de arquivo local, clique em Ajuda > Ajuda do SOLIDWORKS Enterprise PDM.

Compartilhar documentos com outros usuários ao colaborar no projeto de um modelo. O ambiente multiusuário fornece controle de acesso de leitura e gravação e acompanhamento de dois ou mais usuários que estejam trabalhando com os mesmos arquivos atualmente.
Obter a versão mais recente de um documento. Recarregue o documento para obter a versão mais recente.
Substituir um componente em um documento de montagem. Use Substituir Componentes para substituir os componentes e atualizar o conjunto. Consulte PropertyManager de Substituir componentes.
Armazenar documentos em um local comum. Use Salvar para salvar o documento da montagem e todos os documentos de componentes de referência.
Copiar um documento para usá-lo em um novo projeto. Use Salvar como para criar uma cópia do documento com outro nome que pode ser usado em outros projetos.
Altere o local no qual você armazena peças e submontagens de uma montagem. Edite o local das peças para salvar peças ou submontagens de uma montagem em um novo local ou com outro nome de arquivo.
Renomear um documento do SOLIDWORKS (peça, montagem ou desenho) sem perder as referências a outros documentos do SOLIDWORKS. Use o SOLIDWORKS File Utilities para executar tarefas como renomear, substituir e mover arquivos do SOLIDWORKS. Para acessar o SOLIDWORKS File Utilities, no Explorador de arquivos, clique com o botão direito do mouse em um arquivo do SOLIDWORKS e clique em Renomear, Substituir ou Mover.
Enviar documentos de peça, montagem e desenho para que outros possam revisar. Publique um arquivo eDrawings do SOLIDWORKS e envie-o a outros usuários que tenham acesso ao eDrawings Viewer gratuito para visualizar o arquivo.

Para obter mais informações sobre o eDrawings, clique em > Tutoriais > Todos os tutoriais do SOLIDWORKS e complete o tutorial eDrawings.