Visão geral de filetes

Filete/arredondamento cria uma face arredondada interna ou externa na peça. É possível aplicar filete em todas as arestas de uma face, em conjuntos selecionados de faces, arestas selecionadas ou loops de arestas.

Tipos de filetes

Filete tamanho constante Filete de múltiplos raios Filete de canto arredondado
     
Filete de recuo Filete tamanho variável Filete de face
     
 
Filete redondo Filete assimétrico  

Recomendações para filetes

Em geral, é melhor seguir estas regras ao criar filetes:
  • Acrescente os filetes maiores antes dos menores. Quando vários filetes convergem para um vértice, crie primeiro os maiores filetes.
  • Acrescente inclinações antes de filetes. Se estiver criando uma peça moldada ou fundida com muitas arestas filetadas e superfícies inclinadas, na maioria dos casos você deve acrescentar os recursos de inclinação antes dos filetes.
  • Salve os filetes cosméticos por último. Tente adicionar os filetes cosméticos após a maior parte da geometria estar no lugar. Se tentar adicionar os filetes antecipadamente, haverá maior demora na reconstrução da peça.
  • Para permitir que uma peça seja reconstruída com mais rapidez, utilize uma única operação Filete para tratar várias arestas que requeiram filetes com raios iguais. Entretanto, se você alterar o raio desse filete, todos os filetes criados nessa mesma operação serão alterados.