Materiais

Antes de executar um estudo deve-se definir todas propriedades dos materiais necessários pelo tipo de análise pertinente e pelo modelo de material especificado. O modelo de material descreve o comportamento do material e determina as propriedades necessárias para o material. Os modelos de materiais lineares isotrópicos e ortotrópicos estão disponíveis para todos estudos térmicos e estruturais. Outros modelos de materiais estão disponíveis para estudos de tensão não linear. O modelo de plasticidade isotrópica de von Mises  está disponível para estudos de teste de queda. As propriedades dos materiais podem ser especificadas como uma função da temperatura.

Na caixa de diálogo Material, as propriedades estão realçadas para indicar as obrigatórias e as opcionais. Um descrição em vermelho indica que a propriedade é obrigatória, com base no tipo de estudo ativo e no modelo de material. Uma descrição em azul indica uma propriedade opcional.
  • Para montagens sólidas, cada componente pode ter um material diferente.
  • Para modelos de casca, cada casca pode ter material e espessura diferentes.
  • Para modelos de casca, o material da peça é usado para todas as cascas.
  • Para modelos em viga, cada viga pode ter um material diferente.
  • Para modelos com malha mista, você precisa definir as propriedades de material necessárias separadamente para sólido e casca.

Existem três maneiras de definir as propriedades dos materiais:

  • Usar os materiais atribuídos às peças no sistema CAD.
  • Escolher um material nas bibliotecas de materiais predeterminadas ou em qualquer biblioteca de materiais definida pelo usuário.
  • Especificar manualmente os valores das propriedades necessárias.
Por padrão o software usa o material que for atribuído às peças pelo sistema CAD. A atribuição de um material a uma determinada peça no software de análise não atualiza o material que é usado pelo sistema CAD.

Para obter mais detalhes, consulte a seção Material.