Modelo de plasticidade - von Mises

O critério de resistência pode ser escrito desta forma:

onde sigma_bar é a tensão eficaz e σ s é o limite de escoamento dos testes uniaxiais. O modelo de von Mises pode ser usado para descrever o comportamento de metais. Devem ser observadas as considerações a seguir quando este modelo de materiais for usado:
  • É assumida uma plasticidade de pequena deformação quando são usados pequenos ou grandes deslocamentos.
  • É feita uma pressuposição de regra de fluxo associada.
  • As regras de endurecimento isótropico e cinemático estão disponíveis. Uma combinação linear de endurecimento isotrópico e cinemático é implementada quando tanto o raio como o centro da superfície de escoamento no espaço desviatório podem variar com relação ao histórico de carregamento.

O parâmetro RK define a proporção de endurecimento cinemático e isotrópico. Para o endurecimento isotrópico puro, o parâmetro RK tem o valor 0. O raio da superfície de escoamento se expande mas seu centro permanece fixo no espaço desviatório. Para o endurecimento cinemático puro, o parâmetro RK tem o valor 1. O raio da superfície de escoamento se permanece constante enquanto seu centro pode se mover no espaço desviatório.

Para a plasticidade, é possível inserir uma curva de tensão-deformação uniaxial bilinear ou multilinear. Para a definição da curva de tensão-deformação bilinear, o limite de escoamento, o módulo elástico e o módulo tangente são inseridos pela caixa de diálogo Material. Para a definição da curva de tensão-deformação multilinear deve ser definida uma curva de tensão-deformação.

Quando uma curva de tensão-deformação é definida, o primeiro ponto na curva deve ser o ponto de escoamento do material. As propriedades do material, como o módulo elástico, o limite de escoamento etc. serão obtidas na curva tensão-deformação, quando disponível, e não da tabela de propriedades do material da caixa de diálogo Material . Somente o coeficiente de Poisson (NUXY) será obtido da tabela.

Os estudos de teste de queda podem usar somente curvas de tensão-deformação bilinear para plasticidade. Se você definir uma curva de tensão-deformação multilinear e executar um estudo de teste de queda, o solver irá ignorá-lo.

Os parâmetros de limite de escoamento e módulo elástico para descrição da curva de tensão-deformação bilinear podem ser associados a curvas de temperatura para a execução de análises termoplásticas. A termoplasticidade não está disponível para elementos de casca.

O modelo Huber-von Mises pode ser usado com sólidos (qualidades rascunho e alta) e com elementos de cascas espessas (qualidades rascunho e alta) .

É recomendável usar o método iterativo de NR (Newton-Raphson).

Typical stress-strain curve of a plastic material: