Gerar malhas
A análise por elementos finitos (FEA) é uma técnica numérica confiável para análises em projetos de engenharia. O processo começa pela criação de um modelo geométrico. O programa subdivide o modelo em elementos, pequenas peças de formas simples e que se ligam a pontos comuns chamados nós. O processo de subdivisão dos modelos em pequenas peças é chamado de geração de malha. Os programas de análises de elementos finitos consideram o modelo como uma rede de elementos interconectados.
A geração da malha é uma etapa crucial da análise do projeto. O software cria automaticamente uma malha mista de elementos sólidos, de casca e de viga. A malha sólida é apropriada para modelos grandes e para modelos complexos em 3D. Os elementos de casca são adequados para as partes finas (como chapas de metal). Os elementos de viga são adequados para componentes estruturais.
A precisão da solução depende da qualidade da malha. Em geral, quanto mais fina for a malha, melhor será a precisão. A malha gerada depende dos seguintes fatores:
Métodos adaptativos para estudos estáticos
Os métodos adaptativos ajudam na obtenção de uma solução precisa para estudos estáticos. Há dois tipos de métodos adaptativos: o método h-adaptativo e método p-adaptativo. O conceito do método h é utilizar elementos menores em regiões com erros relativos grandes. Os métodos p-adaptativo aumentam a ordem dos polinômios dos elementos com erros relativos grandes. Clique aqui para obter mais informações.