Executar estudos
Depois de atribuir os materiais, definir cargas, restrições e gerar a malha, você poderá executar o estudo para calcular os resultados. Se o estudo for executado antes que você gere a malha o software produz a malha para o modelo e executa o estudo.
Para executar um estudo, clique com o botão direito em seu ícone na árvore de estudos do Simulation e selecione Executar ou clique em Executar
na barra de tarefas do Simulation.
NOTA: Quando você executa um ou vários estudos do Simulation, eles são executados como processos em segundo plano. O Simulation continua a ser executado em segundo plano depois que a sessão do SolidWorks é encerrada. Quando a simulação é concluída, os resultados são armazenados no diretório designado.
Para executar todos os estudos, clique na seta para baixo em Executar
(CommandManager do Simulation) e selecione Executar todos os estudos.
Posicione o ponteiro sobre a guia do estudo do Simulation em execução para ver seu status.
Solvers
O software oferece vários solvers para solucionar diversos tipos de problemas com graus de dificuldade variados de forma eficiente. Os solvers exploram uma nova tecnologia para resolução de grandes sistemas de equações simultâneas em pouco tempo, consumindo pouco espaço em disco e exigindo pouca memória.
O software oferece as seguintes opções:
Em muitos casos, os solvers do SolidWorks Simulation são 100 vezes mais rápidos do que os solvers convencionais.
Você seleciona o solver quando define as propriedades do estudo. Ambos os solvers devem dar respostas semelhantes, desde que a mesma malha seja usada. Entretanto, o desempenho e a velocidade são variáveis, dependendo do tipo e do tamanho do problema. Os dois solvers são eficientes para pequenos problemas. O solver FFEPlus é especialmente eficiente para problemas grandes (com mais de 300.000 graus de liberdade).
Status do Solver
A janela Status do Solver é exibida quando você executa um estudo. Além das informações de andamento do processo, ela contém informações sobre:
Uso da memória
Tempo decorrido
Informações específicas do estudo, como graus de liberdade, número de nós e número de elementos
Informações do solver, como o tipo que está sendo usado
Avisos
Todos os estudos estáticos que usam o solver FFEPlus (iterativo) permitem acessar a plotagem de convergência e os parâmetros do solver. A plotagem de convergência ajuda a visualizar como a solução está convergindo. Os parâmetros do solver permitem manipular as iterações do solver para que você possa melhorar a precisão ou a velocidade, neste caso com resultados menos precisos. Você pode usar os valores predeterminados do solver ou alterar o seguinte:
Para melhorar a precisão, diminua o valor do limite de parada. Em situações de convergência lenta, você pode aumentar a velocidade com resultados menos precisos aumentando o valor do limite de parada ou diminuindo o número máximo de iterações.
Depois de executar a análise, você pode exibir as mensagens emitidas pelo solver clicando com o botão direito na pasta Resultados e selecionando Mensagens do solver. Os tipos de mensagem incluem: número de nós, tempo de solução, erros, avisos, etc. Note que estas são as mesmas mensagens que aparecem na janela durante a análise.
Para obter mais detalhes, consulte a seção Estudos de projeto.