Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SolidWorksFundamentos do SolidWorks
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SolidWorks CostingSolidWorks Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SolidWorksEstudos de Projeto no SolidWorks
Expand Desenhos e detalhamentoDesenhos e detalhamento
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Projeto em grande escalaProjeto em grande escala
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Criação de esboçosCriação de esboços
Expand Produtos SustainabilityProdutos Sustainability
Expand SolidWorks UtilitiesSolidWorks Utilities
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Expand GlossárioGlossário
Ocultar Sumário

Esquemas de terminação

Para que um procedimento em incrementos, com base em métodos iterativos, seja eficaz, esquemas práticos de terminação devem ser incluídos. Ao fim de cada iteração, a convergência deve ser avaliada dentro de tolerâncias realistas. Uma grande tolerância pode levar a resultados inexatos e pouquíssima tolerância pode aumentar desnecessariamente a utilização de recursos computacionais. Uma verificação de má divergência pode terminar o processo iterativo quando a solução não apresentar diversão ou permitir que o processo continue buscando uma solução impossível.

Alguns procedimentos foram introduzidos como critérios de convergência para terminação de um processo iterativo. Três critérios de convergência serão discutidos abaixo:

Convergência de deslocamento

Este critério tem base nos incrementos no deslocamento durante as iterações. Ele é dado por:

|{ D U} (i) | < e d | t+ D t {U} (i) |

onde |{ a }| denota a norma euclidiana de { a } e e d is é a tolerância de deslocamento.

Convergência de força

Este critério tem como base as cargas em desequilíbrio (residuais) durante iterações. Ele requer que a norma do vetor carga residual esteja dentro de uma tolerância ef do incremento da força aplicada, ou seja:

| t+ D t {R} - t+ D t {F} (i) | < e f | t+ D t {R} - t {F}|

Convergência de energia

Neste critério, os incrementos na energia interna durante cada iteração, que são o trabalho executado pelas forças residuais nos incrementos de deslocamento, são comparados ao incremento inicial de energia. A convergência é presumida como realizada quando a seguinte condição é satisfeita:

({ D U} (i) ) T ( t+ D t {R} - t+ D t {F} (i-1) ) < e e ({ D U} (1) ) T ( t+ D t {R} - t {F})

onde bsp;ee é a tolerância de energia.

Além disso, alguns esquemas são usados como critério de divergência. Um desses esquemas baseia-se na divergência das cargas residuais. Outro se baseia na divergência da energia incremental.

Tópicos relacionados

Procedimentos numéricos

Técnicas de controle incremental

Executar a análise estática não linear

Definir as propriedades de análise não linear

Definir as opções de resultado de análise não linear



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Esquemas de terminação
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.