É possível simplificar certos modelos 3D criando com eles simulações 2D. A simplificação 2D está disponível para os seguintes tipos de estudo: estático, não linear, projeto de vaso de pressão, térmico e de projeto. Você pode poupar tempo usando a opção de simplificação 2D para os modelos aplicáveis. Os modelos 2D requerem um número menor de elementos de malha e condições de contato menos complexas em comparação com os modelos 3D. Depois de executar a análise, você pode plotar os resultados em 3D.
Você pode escolher entre quatro tipos de opções de simplificação 2D.
- Tensão plana
Requer que uma das dimensões do modelo seja muito menor que as outras duas. Para esses problemas, uma das tensões principais é negligenciada para tornar o estado de tensão bidimensional. Esta opção não é válida para estudos térmicos.
A figura mostra o exemplo de um suporte sujeito a uma carga distribuída.

- Deformação plana
Requer que uma das dimensões do modelo seja muito maior que as outras duas. Para esses problemas, a deformação ao longo de uma das dimensões é negligenciada e o estado de deformação é bidimensional. Esta opção não é válida para estudos térmicos.
A figura mostra o exemplo de uma represa sujeito à pressão da água.

- Extrudado
Modela problemas com cargas térmicas constantes ao longo da direção da extrusão. Essa opção só está disponível para estudos térmicos.
A figura mostra um exemplo de um bloco longo sob uma temperatura uniforme e subitamente exposto a um ambiente de convecção.

- Simétrico ao eixo
Modela geometrias, propriedades de material, cargas e acessórios de fixação que têm uma simetria rotacional em relação a um eixo.
A figura mostra o exemplo de um o-ring pressionado numa ranhura por uma placa superior. Para este exemplo, você pode modelar qualquer seção transversal em relação ao eixo de revolução.

A figura mostra o exemplo de um cilindro oco com isolamento na superfície interna e exposto a um ambiente de convecção na superfície externa.
