Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SolidWorksFundamentos do SolidWorks
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SolidWorks CostingSolidWorks Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SolidWorksEstudos de Projeto no SolidWorks
Expand Desenhos e detalhamentoDesenhos e detalhamento
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Projeto em grande escalaProjeto em grande escala
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Criação de esboçosCriação de esboços
Expand Produtos SustainabilityProdutos Sustainability
Expand SolidWorks UtilitiesSolidWorks Utilities
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Expand GlossárioGlossário
Ocultar Sumário

Diretrizes sobre estudos com condições de contato

Geral

Estas são as diretrizes gerais para a especificação das condições de contato:

  • Verifique a interferência entre os componentes antes de gerar a malha. Para detectar interferências em uma montagem, clique em Ferramentas, Detecção de interferência . A interferência só é tolerada quando estiver sendo usado o ajuste por contração. A opção Tratar coincidência como interferência permite detectar as áreas de contato. Essas são as únicas áreas afetadas pelas configurações de contato global e de componente.

  • Para contato local, use Conjunto de contato para definir a conexão entre sólidos, cascas e vigas.

  • O PropertyManager de Localizar conjuntos de contato ajuda a localizar e definir pares de contato entre sólidos sem que você precise selecionar as faces manualmente.

  • Se você não especificar nenhuma condição de contato, o software considera que todas as peças estão unidas por suas entidades em contato iniciais. Todas outras entidades estão soltas.

  • Especifique as condições de contato globais, de componente e locais de forma eficiente para definir o problema. Note que para condições de contato globais e de componente você não seleciona entidades específicas, porque elas se aplicam apenas inicialmente às áreas de toque. Use o contato global para definir a condição desejada mais comum e para sobrescrevê-la em seguida, especificando componentes e contatos locais sempre que necessário.

  • Você deve fazer o estudo para a nova malha depois de editar ou definir as condições de contato.

União

  • A união assegura a continuidade do modelo para transferir cargas entre duas entidades. Você pode unir uma face ou uma aresta a qualquer outra face ou aresta. As malhas das entidades unidas não precisam ser compatíveis. Use Conjunto de contato para definir condições de união entre sólidos, cascas e vigas.

  • A união com malha compatível fornece melhores resultados mas pode fazer a geração de malha falhar para algumas montagens. Usar a opção Refazer malha de peças falhas com malha incompatível pode ajudar na geração da malha destas montagens.

  • As entidades não precisam estar em contato. O programa apresenta uma mensagem quando tenta unir entidades que estão muito distantes entre si. O software permite que você una entidades ligeiramente interferentes.

  • A união é obtida pela mesclagem de nós quando a malha é compatível, ou pelo uso de restrições multipontos, internamente, quando a malha não é compatível. Unir malhas incompatíveis pode gerar concentrações de tensão local nas áreas unidas.

  • Quando une faces sólidas por meio da condição de contato global, o programa gera uma malha compatível nas áreas de contato e mescla os nós.

  • Considere o modelo a seguir:

  • A geração da malha deste modelo com a configuração de contato global padronizada (Unida), une toda a face circular do cilindro à placa.

Consulte União automática entre entidades em contato.

  • Se o cilindro está conectado à placa por soldagem somente da sua aresta, ajuste o contato global para Livre e una a face da placa à aresta do cilindro definindo um conjunto de contato local.

  • Quando existe uma pequena folga, os ajustes de contato global são irrelevantes, mas você pode usar o PropertyManager de Conjunto de contato local para unir a face ou as arestas do cilindro à chapa.

  • Nos casos de contato de união entre peças de chapa metálica e outras superfícies (sólidos ou cascas), o algoritmo de união pode forçar o aumento da rigidez devido ao espaçamento entre a malha da superfície média e a geometria da superfície de contato. Esse enrijecimento do contato de união altera o cálculo dos modos de corpo rígido. O programa calculará todos os modos de rigidez (com valores de frequência próximos de 0) se você eliminar o espaçamento aplicando um offset para afastar a malha da peça de chapa metálica das superfícies médias e aproximá-la da geometria da superfície de contato.

Estudos não lineares e estáticos

  • Os contatos são uma origem comum de não linearidades. Ainda que estudos não lineares sejam naturalmente usados para resolver problemas de contato, o software permite que você use estudos estáticos para resolver problemas de contato com pequenos e grandes deslocamentos.

  • A caixa de diálogo das propriedades de estudos estáticos e não lineares fornecem uma opção para o uso de grandes deslocamentos. Use a fórmula de pequeno deslocamento somente se os movimentos esperados forem pequenos e as peças forem independentemente estáveis em outras direções além da direção do contato principal.

NOTA: O programa detecta automaticamente a ocorrência de grandes deslocamentos e exibe um aviso. Quando Sim está selecionado, a simulação é automaticamente executada novamente pela ativação do indicador de  grande deslocamento. Quando Não está selecionado, os resultados da simulação são exibidos com a fórmula de pequeno deslocamento, embora eles possam não ser precisos.

  • Observe as seguintes limitações quando usar estudos estáticos para resolver problemas de contato com grandes deslocamentos:

    • Os resultados ficarão disponíveis somente na última etapa da solução. Em estudos não lineares, é possível obter resultados em cada etapa da solução.

    • Se estiver presente uma não linearidade além da causada pelo contato, você não poderá usar estudos estáticos. As propriedades do material e as alterações de cargas e restrições são origens comuns de não linearidade.

  • Use a opção de Ajuste por contração do contato local para definir a condição de ajuste por contração entre componentes com interferências iniciais.

  • Você pode usar os contatos superfície-superfície ou nó-superfície para substituir o contato nó-nó Entretanto, usar o contato nó-nó pode poupar tempo e gerar resultados semelhantes se o carregamento não provocar deslizamento relativo das áreas em contato.

  • Em geral, o uso do contato superfície-superfície com a opção Sem penetração é mais preciso do que o uso da opção nó-superfície. Entretanto, a solução é mais demorada e pode não convergir quando a área de contato se tornar muito pequena. Nesses casos use a opção nó-superfície.

Estudos térmicos

  • Estão disponíveis as condições de contato Resistência térmica, Unido e Isolado. As faces livres (faces sem condições de limite) são isoladas. Uma face livre é termicamente semelhante a uma face com gradiente de temperatura zero na direção normal. As faces de simetria térmica podem ser modeladas como faces livres. O calor pode propagar paralelamente a uma face, mas não pode disseminar na direção normal a ela.

  • A opção nó-nó não permite especificar a resistência térmica, pois os nós conectados terão a mesma temperatura (condução perfeita). Use o contato superfície-superfície para simular a resistência térmica.

Estudos de flambagem

Somente as opções Unido e Livre estão disponíveis.

Estudos de frequência

Somente as opções Unido e Livre estão disponíveis. Tome cuidado quando especificar a opção Livre e interpretar os resultados associados pois as peças são consideradas desunidas. Como não existe amplitude real associada aos resultados de frequência, recomendamos que você execute a análise de frequência independentemente, nas peças isoladas, criando um estudo no documento da peça. Você pode também executar a análise da frequência, independentemente, nas submontagens conectadas.

Estudos dinâmicos lineares

As opções Unido e Livre estão disponíveis para todos os tipos de estudo dinâmico linear.

Estudos de Teste de queda

Somente as opções Unido, Livre e Sem penetração estão disponíveis. Somente a opção nó-superfície está disponível para Sem penetração.

Tópicos relacionados

Contato nó-nó

Contato nó-superfície

Contato superfície-superfície



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Diretrizes sobre estudos com condições de contato
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.