As imagens mostram duas formas deformadas de um eixo com um acessório de fixação de rolamento. Uma carga remota vertical é aplicada em um lado. Um conector de rolamento é aplicado a uma face cilíndrica dividida do eixo.
Quando a opção Permitir autoalinhamento é selecionada, a face cilíndrica do conector de rolamento gira para fora de seu eixo. Quando a opção é desmarcada, a face cilíndrica é impedida de girar fora de eixo e momentos se desenvolvem na face cilíndrica.
O comportamento do eixo mostrado abaixo é o mesmo para um conector de rolamento entre o eixo e o encaixe. A magnitude das tensões pode ser diferente. O acessório de fixação de rolamento considera que o encaixe é rígido e imóvel, e o conector de rolamento considera que o encaixe é flexível.
|
Permitir autoalinhamento está marcado. Um rolamento é insensível a falhas de alinhamento angulares do eixo em relação ao encaixe, e não oferece resistência a uma deformação por flexão do eixo. O conector do rolamento é modelado utilizando um elemento muito curto tipo mola (10-5 m de comprimento) que permite a rigidez nas direções axial e lateral. Os elementos tipo mola estão conectados com barras rígidas às faces selecionadas do eixo e o compartimento.
|
|
Permitir autoalinhamento está desmarcada. O conector do rolamento é modelado com molas distribuídas radialmente e axialmente (dentro do limite do compartimento). Essas molas são projetadas a partir da superfície do eixo para a superfície do compartimento. |