Solução após o impacto

Este é um período real para o qual o programa calcula a resposta a partir do momento do primeiro impacto. Você especifica uma altura de queda, o tempo da solução não inclui o período de queda livre do corpo. O programa calcula um valor do tempo de solução com base na geometria do modelo e nas propriedades de material predeterminadas. O tempo de solução predeterminado baseia-se no tempo que demora para uma onda gerada pelo impacto atravessar o modelo. O programa calcula a velocidade (Ve) da onda elástica assim:

Ve= (EX/ρ)1/2

Onde EX é o módulo de elasticidade e r é a densidade. A onda começa a se propagar pelo modelo no momento do impacto. Pressupondo-se que o comprimento do modelo seja L, a onde demora aproximadamente 2L/Ve para viajar do limite mais distante, refletir-se e viajar de volta para a área de origem. Forças opostas à gravidade começam a agir sobre o modelo durante esse período. O programa define o tempo de solução predeterminado como 3L/Ve. Observe que este valor é uma estimativa que deve servir de referência para que você defina um período mais satisfatório.

O período de impacto é normalmente muito breve. Essa é a razão pela qual o programa utiliza microssegundos. A resposta máxima pode ocorrer durante o impacto ou após, enquanto o corpo estiver repercutindo. O estudo pode avaliar vários impactos e repercussões se você definir um período de solução apropriado.

O programa emite uma mensagem de aviso se o tempo estimado para a solução do problema for superior a 60 minutos.