Definição de conectores de cabo

Você pode especificar um conector de cabo entre superfícies sólidas, arestas de cascas circulares ou vértices (de sólidos ou cascas) ou uma combinação de vértices para faces ou vértices para arestas circulares ou arestas circulares para faces.

Você pode usar conectores de cabo para modelar o comportamento de um cabo que conecta as seguintes entidades geométricas:

Faces circulares ou planas

Ao definir um conector de cabo, você pode selecionar faces planas ou cilíndricas como suportes. Também é possível selecionar faces divididas como suportes. A seleção de faces divididas permite definir as áreas de conexão do cabo sem incluir os modelos físicos de placas de cantoneira ou caixas de ancoragem. Por exemplo, como pode ser visto na imagem abaixo, em vez de modelar um gancho ou um suporte para conectar um cabo, você pode criar uma face dividida onde o gancho ou o suporte se acopla ao componente. Em seguida, você pode usar a face dividida como suporte e uma distância de offset para posicionar a junta da extremidade do conector. A seleção de face aplica-se apenas a corpos sólidos.



Quando você seleciona uma face plana, o conector coloca um nó de referência no centroide da face e usa a direção normal à face para definir a direção axial do cabo. Para faces cilíndricas, ele coloca um nó de referência no centroide da face circular e alinha a direção axial ao longo do eixo do cilindro. Você pode definir um deslocamento para mover o nó de referência ao longo da direção normal ou axial do conector do cabo. O cabo segue um caminho reto entre os dois nós de referência, posicionados nas extremidades. Se as faces selecionadas forem concêntricas, a direção axial do cabo será alinhada com o eixo comum.

Se você selecionar várias faces cilíndricas em uma extremidade, elas deverão ser concêntricas. O conector do cabo usa acoplamento distribuído para conectar cada nó de referência aos nós de acoplamento da face selecionada.

Arestas

Você pode definir um conector de cabo entre as arestas circulares dos corpos de casca. Para arestas circulares, o conector coloca o nó de referência no centroide da aresta circular, de maneira semelhante às faces cilíndricas. Você pode especificar uma distância para mover o nó de referência ao longo do eixo da aresta circular.

O cabo segue um caminho reto entre os dois nós de referência. Você pode usar arestas como suporte em uma extremidade e selecionar faces ou vértices para a outra extremidade Se você selecionar várias arestas circulares em uma extremidade, elas deverão ser concêntricas.

Vértices

Você pode definir um conector de cabo entre os vértices de corpos sólidos ou de casca. O conector posiciona o nó de referência diretamente no vértice selecionado. Ele conecta o nó de referência aos nós de acoplamento posicionados dentro de uma pequena área de influência usando acoplamento distribuído. Ao contrário da seleção de arestas ou faces, a aplicação da formulação de acoplamento não se espalha por uma face ou ao longo de uma aresta, mas se aplica localmente em torno da área de influência do vértice.

Você pode selecionar um vértice em uma ou ambas as extremidades do cabo ou selecionar um vértice em uma extremidade e uma face ou aresta na outra extremidade. O cabo sempre forma uma conexão reta entre os dois nós de referência.