Análise estática não linear
A análise estática linear pressupõe que a relação entre as cargas e a resposta induzida é linear. Por exemplo, se a magnitude das cargas for dobrada, a resposta (deslocamentos, deformações, tensões, forças de reação, etc.) também irá dobrar.

Todas as estruturas reais se comportam de forma não linear, de uma maneira ou de outra, em algum ponto do carregamento. Em alguns casos, a análise linear pode ser adequada. Em muitos outros casos, a solução linear pode produzir resultados errôneos devido à violação das pressuposições adotadas. A não linearidade pode ser causada pelo comportamento do material, grandes deslocamentos e condições de contato.
É possível usar um estudo não linear para resolver um problema linear. Os resultados podem ser ligeiramente diferentes devido a procedimentos diferentes.
Na análise estática não linear, os efeitos dinâmicos, como forças inerciais e de amortecimento, não são consideradas. O processamento de um estudo não linear difere do processamento de um estudo estático das seguintes maneiras:
Propriedades do estudo
Material
Cargas e restrições
Solução
Resultados
Problemas de contato
Nesta seção são discutidos os seguintes tópicos: